Policia reforça segurança em Curitiba diante da proximidade do 1 de maio, dia do trabalhador
Tasso Franco , da redação em Salvador |
28/04/2018 às 19:38
Imagem de câmera de segurança mostra atirador do acampamento
Foto:
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A Polícia Civil do Paraná informou que obteve imagens de câmeras de segurança que mostram o suspeito fazendo disparos contra o acampamento de manifestantes solidários ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na madrugada deste sábado (28), no bairro Santa Cândida. A Prefeitura de Curitiba através da PGM volta a pedir a juiza da 12ª Vara da Justiça Federal a transferência de Lula para outro local.
2. De acordo com o delegado titular da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Curitiba, Fábio Amaro, o suspeito chegou em um carro preto modelo sedan e foi caminhando até o acampamento. Depois de efetuar os disparos ele fugiu.
3. A DHPP pede para quem tiver qualquer informação sobre o caso pode ligar no telefone 0800-643-1121. A ligação é gratuita e anônima.
4. No primeiro vídeo, o suspeito aparece caminhando pela calçada, com uma blusa com capuz. Ele passa pela frente da casa e sai do alcance da câmera. Quando ele reaparece, está correndo na direção de onde veio. Quase no final do muro, ele se vira, efetua um disparo e volta a correr.
5. No segundo vídeo, o suspeito aparece caminhando por volta de 20 segundos. Ele volta a aparecer por volta dos 40 segundos, quando está retornando. Atrás de uma coluna do muro, é possível observar o disparo. Ele foge.
6. O ataque deixou dois feridos. Jefferson Lima de Menezes, 39 anos, de São Paulo, foi baleado de raspão e está internado no Hospital do Trabalhador. Márcia Koakoski, de Xangri-lá (RS), foi ferida no ombro, sem gravidade, por estilhaços de um banheiro químico atingido pelos tiros.
7. Segundo a Gazeta do Povo, ao longo da tarde, o delegado Fábio Amaro tomou o depoimento de algumas testemunhas. Peritos da Polícia Científica do Paraná estiveram ainda durante a madrugada no acampamento e, no período da tarde, retornaram para realizar novas diligências. Todas as forças de segurança do Estado estão trabalhando de forma conjunta para identificar e prender o suspeito dos disparos. Segundo peritos que estiveram no loca, foram recolhidas cápsulas de pistola 9 mm.
8. Ainda no período da manhã, houve uma reunião na Secretaria da Segurança Pública com representantes dos manifestantes e deputados federais do PT. A Polícia Militar determinou o reforço de policiamento no local. A presidente do PT, Glesi Hoffmann acusa a midia e o juiz Moro pelo indicente.
******
9. As carretas do SAC Móvel, unidades itinerantes da Rede SAC, estarão em rota de atendimento por municípios do interior, cada uma em regiões diferentes do Estado. Do dia 1º até o dia 15 de maio, uma carreta vai percorrer os municípios de Santaluz (dias 2 e 3), Serra Preta (dias 5 e 6), Ruy Barbosa (dias 8 e 9), Ipecaetá (dias 11 e 12) e Antônio Cardoso (dias 14 e 15).
10. Já outro caminhão estará no município de Itororó nos dias 1 e 2. Nos dias 4 e 5, segue para Itambé. Em Ribeirão do Largo fica nos dias 7 e 8, e em Encruzilhada nos dias 10 e 11. Por fim, nos dias 13 e 14 os atendimentos serão destinados à população do município de Cândido Sales.
11. Iniciativa que tem o intuito de auxiliar na capilarização da prestação de serviços públicos essenciais ao exercício da cidadania, o SAC Móvel oferece os serviços de RG, CPF, antecedentes criminais, recadastramento de pensionistas do Estado e Ouvidoria.
12. Para mais informações sobre rotas do SAC Móv el e sobre os serviços prestados pela Rede SAC, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) disponibiliza o site da Rede SAC (www.sac.ba.gov.br), o telefone 0800 071 5353 e aplicativo SAC Mobile, disponível para Android e iOs.
13. Em visita a Riacho de Santana, no centro sul baiano, o governador Rui Costa promoveu, neste sábado (28), uma série de entregas, assinaturas e autorizações de obras que vão melhorar a qualidade de vida da população. Entre as ações, está a liberação de recursos para a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água, na sede do município, e a realização de estudos hidrológicos e locação de poços tubulares para complementação da demanda do sistema.
14. “Nós estamos fazendo um investimento importante. A obra já está licitada e vai ser iniciada no valor de R$ 6,195 milhões para reforçar e reestruturar todo o sistema de abastecimento de água aqui da cidade. Evidente, que o projeto maior é puxar água da adutora do Algodão, que traz água do Rio São Francisco, e que é um pleito da cidade, mas antes nós temos que tomar as providências com obras mais rápidas para garantir o abastecimento de água”, explicou o governador.
15. A Prefeitura estendeu o prazo das inscrições para o IngreSSAr, curso preparatório gratuito com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para até o proximo dia 4. O programa é promovido através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e deve beneficiar 400 jovens com idade entre 15 a 29 anos, em instituições de ensino credenciadas para os cursos intensivos. As aulas terão início no segundo semestre deste ano e prosseguem até as provas, em novembro.
16. As inscrições devem ser efetuadas via internet no endereço www.spmjeneminscricao.salvador.ba.gov.br. Quem preferir, pode efetuar a inscrição presencialmente no Infocentro da Juventude, localizado na Avenida Sete de Setembro, 202, Edifício Adolpho Basbaum, 4º andar. Neste caso, o atendimento só poderá ser realizado na próxima quarta (2), quinta (3) e sexta-feiras (4).
17. Para participar, os jovens devem residir em Salvador; serem egressos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública, bolsistas integrais em escolas particulares ou concluintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e integrantes de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família. Esta última não é uma prerrogativa obrigatória. É necessário também que os selecionados estejam inscritos no ENEM 2018 e apresentem, após esta primeira etapa, o comprovante de matrícula do Exame Nacional.
18. Uma reunião de trabalho, envolvendo representações do trade, governos municipal e estadual, autoridades de segurança pública, representantes do Ministério da Integração Regional, Sebrae e estudantes de cursos técnicos de turismo e gastronomia, aconteceu nesta sexta-feira (27), no Centro de Convenções de Ilhéus.
20. O evento foi coordenado pelo secretário estadual de Turismo, José Alves, e teve como objetivo discutir detalhes da formatação e a evolução do projeto “Estrada do Cacau e do Chocolate”, que envolve Ilhéus e Uruçuca, através da BA 262, que liga os dois municípios.
21. “Temos pensado como melhorar o turismo na Bahia”, explica José Alves. ‘” É preciso compreender que não é mais o turismo contemplativo que chama a atenção no estado. Estamos investindo no turismo de experiência e a Estrada do Chocolate é um bom exemplo desta transformação”, acentuou. “A nossa presença aqui é para debater alternativas e dizer que a gente não vai largar vocês. Vamos estar juntos nesta caminhada”, completou o secretário.