Os esforços do Governo do Estado com a educação de Salvador foram destacados pela vereadora Marta Rodrigues (PT) nesta quarta-feira (27). Segundo ela, a secretaria estadual da área assume atualmente 97 mil estudantes do ensino fundamental na capital baiana, que seriam de responsabilidade da prefeitura.
A seu ver, a administração Rui Costa “está assumindo a responsabilidade da prefeitura. A Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional determina que a responsabilidade pelo atendimento do ensino fundamental é dos municípios”.
Ainda de acordo com a petista, citando dados da secretaria, a quantidade de alunos assumidos pelo Estado é cinco vezes maior do que o atendido em 2016 pela prefeitura, com apenas 17.922 estudantes matriculados na rede municipal de ensino na mesma modalidade.
Esse atendimento, conforme ela, representa 44,4% das matrículas desta modalidade em toda a Bahia. Do total envolvido, 80 mil são do Ensino Fundamental e 17 mil da modalidade de Educação de Jovens e Adultos Fundamental. Além disso o Estado tem cedido ao município 164 imóveis, como forma de colaborar na ampliação da cobertura educacional do município.
Parceria com a UFBA
Marta, que é diretora da Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis, reuniu-se com o pró-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Penildon Pena, nesta quarta-feira, 27. O objetivo é firmar uma parceria entre as duas instituições.
No encontro, foi debatida a possibilidade da realização de cursos de extensão com a certificação da universidade, sendo eles semipresencial e com temas diversos. “A ideia discutida com o professor é que cada módulo tenha 60 horas, e se a pessoa faz seis módulos, por exemplo, ao final pode ter um certificado de pós-graduação. Os cursos serão voltados para servidores e assessores da Câmara e também aberto à comunidade”, disse a edil.
Penildon destacou a importância da parceria entre duas instituições públicas: “Com certeza será uma parceria muito benéfica para a população, para Salvador e para a Câmara Municipal”. Também participaram da reunião a assessora da Escola do Legislativo, Maria do Socorro, e a coordenadora-pedagógica, Rose Melo.