O desembargador Augusto de Lima Bispo, natural de Conceição de Feira, é o mais novo Cidadão da Cidade do Salvador, título entregue pela Câmara Municipal na noite dessa quinta-feira, 21, por iniciativa da vereadora Ana Rita Tavares (PMB), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade pelo magistrado.
Conduzido ao Plenário Cosme de Farias por familiares, ao som da canção italiana “O Sole Mio”, ele foi recebido por amigos do Judiciário, que prestigiaram o evento em grande número. O homenageado nasceu em 26 de fevereiro de 1948, e, ao longo de 31 anos, atuou em diversas comarcas do interior, a exemplo de Palmeiras, Cruz das Almas, Muritiba e Itaberaba. Em Salvador, conforme Ana Rita ressaltou, ficou conhecido como “o advogado do Baneb”.
“O Título de Cidadão da Cidade do Salvador deve ser concedido a personalidades que tenham prestado relevantes serviços à coletividade soteropolitana, como atesta esta notável e honrosa trajetória”, disse ela.
Alegria e satisfação
A honraria foi entregue ao magistrado pela esposa, Lígia Ferraz de Souza Bispo, a filha Cláudia Regina Ferraz de Souza Bispo Silveira, o genro Theodoro da Silva Silveira Neto e a neta Liz Silveira. Ele agradeceu: “É com emoção que compareço a esta Casa Legislativa, de expressão política da vontade do povo desta capital, para receber este título de cidadão honorário de Salvador, razão pela qual quero expressar minha alegria e minha satisfação”.
Em 1995, Augusto passou a atuar como magistrado na Comarca de Salvador, como juiz Titular da 7ª Vara Cível. Em 2011, foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Estado e em 2012, agraciado com a Medalha do Mérito Judiciário.
A mesa solene contou em sua formação com a desembargadora Maria do Socorro Santiago, presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA); o subprocurador Antônio Augusto Brandão Aras, representando a Procuradoria-Geral da República; o desembargador José Edvaldo Rotondano, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA); a procuradora-geral do Município, Luciana Rodrigues, representando o prefeito ACM Neto; a procuradora da Justiça Márcia Regina dos Santos; o juiz e presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Freddy Pitta Lima; e o coronel PM Valter Menezes; representando o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão.
O evento contou com apresentações musicais do sargento PM Lima e do subtenente PM Josué da Paz. A sessão solene foi encerrada com o Hino ao Senhor do Bonfim.