O embaixador extraordinário plenipotenciário da República de Angola, Nelson Manuel Cosme, é o mais novo cidadão de Salvador. O título foi entregue na tarde desta quinta-feira, 30, pela Câmara Municipal, numa sessão requerida e dirigida pelo vereador Luiz Carlos de Souza (PRB). O homenageado foi conduzido ao plenário pelo deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA).
Ao justificar a honraria o peerrebista destacou sua dedicação em buscar a integração entre as capitais baiana e angolana: “Uma pessoa que tanto se dedica a estreitar os laços com o Brasil, sendo tão presente e atuante, é digno de nosso reconhecimento. O Título de Cidadão que o senhor embaixador Nelson Manuel Cosme recebe, merecidamente nesta tarde, é uma forma de valorização pelos relevantes serviços prestados ao nosso Município”.
Durante a solenidade, crianças do grupo de dança Balé União Africana realizaram apresentações embaladas por músicas do continente africano.
“Singela homenagem”
A titulação foi entregue por Marinho, que parabenizou a iniciativa do colega edil e classificou o evento como “uma singela homenagem”: “O embaixador torna mais forte os laços de amizade entre Brasil e Angola. Sua atuação ética está presente em todos os momentos, enquanto não mede esforços para a melhor relação entre os dois países”.
Pouco antes da entrega do Título, um vídeo com relatos de parentes do homenageado foi exibido, emocionando-o. Nos depoimentos, o angolano foi lembrado por promover a “união familiar”.
Agradecido, Nelson Manuel saudou os novos concidadãos e dedicou a homenagem ao povo angolano. “Receber este Título de Cidadão Soteropolitano tem para mim, para a comunidade angolana em Salvador e para o Estado angolano um valor imensurável, que serve como motivação para continuar a trabalhar fortalecendo os nossos laços de amizade e para a visibilidade de Salvador junto ao povo angolano”, discursou.
Estreitando laços
Na tribuna, a secretária municipal de Reparação, Ivete Sacramento, “na condição de representante do governo municipal e da população soteropolitana”, afirmou que o embaixador Nelson Manuel “cumpre a missão de estreitar os laços que a diáspora africana separou”.
Completaram a mesa solene, enfeitada com a bandeira de Angola, o cônsul da Guiné Bissau, Adailton Maturino dos Santos; o diretor da Casa de Angola, Benjamin Sabby; os coordenadores do curso de Relações Internacionais da Universidade Salvador (Unifacs) e da Unijorge, Henrique Campos e Mateus de Oliveira Souza, respectivamente; a coordenadora do curso de extensão e pós-graduação da Faculdade Dom Pedro, Cláudia Caxias; e o representante da Igreja Universal do Reino de Deus, Jurailton Santos. A vereadora Rogéria Santos (PRB) também prestigiou o evento.