Política

ESPANHA: Vice-presidente Soraya Santamaria assume governo em Barcelona

Com informações do El Periódico
Da Redação , Salvador | 28/10/2017 às 08:58
Rajoy com Santamaria
Foto: El Periódico
A vice-presidente, Soraya Sáenz de Santamaría, assumirá todas as funções e competências do presidente da Generalitat após a demissão de Carles Puigdemont porque Mariano Rajoy a delegou.

O chefe executivo assumiu, em primeiro lugar, todo o poder do líder catalão e, através de um decreto real, foi transferido para Santamaría. Esse decreto apareceu preto em branco no Jornal Oficial do Estado publicado nesta manhã.
PUBLICIDADE

De acordo com fontes da Moncloa, Santamaría também assumirá parte das funções do vice-presidente cessado Oriol Junqueras, enquanto o número dois de Rajoy é vice-presidente. As competências econômicas do líder ERC serão compartilhadas entre Cristóbal Montoro (Tesouraria) e Luis de Guindos (Economia).

Desta forma, Santamaría se torna o principal coordenador da intervenção da Catalunha de acordo com o artigo 155 da Constituição.

COMANDANTE DOS MOSSOS DESTITUIDO

O Boletim Oficial do Estado (BOE) publicou neste sábado, à madrugada, o acordo do Senado que autoriza a cessação do prefeito dos Mossos d'Esquadra, Josep Lluís Trapero, e efetiva a aplicação do artigo 155 do Governo e o consequente cessação do Govern.

A decisão de remover Trapero foi adotada através de uma ordem do Ministério do Interior assinada pelo Ministro Juan Ignacio Zoido, que assumiu os poderes desta área na Generalitat. Através de um comunicado nesta tarde, este Ministério também notificou o nome da pessoa que conseguirá Trapero. É o número 2 do corpo catalão, o Comissário Ferran López.