Política e igualdade racial foram os temas da palestra proferida, na manhã desta segunda-feira, 23, pelo vereador Sílvio Humberto (PSB), para 25 estudantes de intercâmbio da Augustana College, dos Estados Unidos, no Plenário Cosme de Farias da Câmara de Salvador. Com a presença de uma tradutora, ele explicou sobre a rotina do Legislativo Municipal, seu trabalho em prol da cidade e o racismo nos espaços políticos.
Segundo ele, “Salvador é uma cidade negra, porém nem sempre é bem representada. As relações econômicas e de poder impedem que esta cidade seja plena, pois ela se encontra concentrada nas mãos de uma minoria branca e rica. A cor da pele é capaz de determinar como se vive e aonde se mora”.
O peessebista também respondeu perguntas sobre política de cotas e se referiu às dificuldades enfrentadas por seu mandato: “Infelizmente, o problema de nossa sociedade é sobre quem nos importamos. Estou na política porque acredito que, por meio dela, posso contribuir para vencer tais questões. A política trabalha com o poder do convencimento e penso que vocês também deveriam se envolver com a política, apesar de não serem obrigados a votar nos EUA”.
Antes da palestra os estudantes fizeram um tour pelo Memorial da Câmara, quando apreciaram as maquetes, as pinturas e os objetos que preservam a memória da história da Bahia. Os jovens são de diferentes áreas de formação e estão na capital baiana para conhecer e aprender sobre a história, a cultura, a política e a economia do Brasil. O intercâmbio é coordenado por Mariano Magalhães.