A partir de agora os estudantes da capital baiana estarão mais próximos da Câmara de Salvador, com a criação do projeto Educâmara, cujo ato da mesa diretora foi assinato nesta segunda-feira, 9, pelo presidente Leo Prates (DEM). De acordo com o coordenador da iniciativa, Joceval Rodrigues (PPS), “o Educâmara está voltado ao futuro. Precisamos passar às crianças a importância do Poder Legislativo, para que se tornem adultos conscientes e participativos”.
De acordo com Prates, a atividade reforça ainda mais o poder do cidadão: “Com a abertura à visitação dos alunos das escolas da rede pública e privada ao Paço Municipal, vamos estimular o interesse pela política e o exercício democrático entre os mais jovens”.
As visitas, disse ele, possibilitarão aos estudantes vivenciar a política de perto, uma vez que eles terão acesso privilegiado às galerias do plenário, caso estejam na Câmara no horário da sessão ordinária. “No Plenário Cosme de Farias, os alunos acompanharão os debates dos vereadores, no local onde as propostas para a cidade são votadas. No Memorial, conhecerão o acervo da Casa, que reconta a história da primeira capital do Brasil”, assinalou.
As escolas interessadas em participar do Educâmara poderão formar grupos de até 25 estudantes por visitação, que deverá ser previamente agendada com o Cerimonial da Casa, através do e-mail cerimonial@cms.ba.gov.br. A Ouvidoria da Câmara também vai colaborar com a iniciativa da Mesa Diretora, colhendo sugestões e reclamações pelos telefones 3320-4606/0252 ou pelo e-mail ouvidoriacms@cms.ba.gov.br.