Política

TRE-BA inaugura posto de recadastramento biométrico na Câmara de SSA

Leo Prates e José Edivaldo Rotondano chamaram a atenção para a boa localização do posto
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 28/09/2017 às 19:37
Prates (sentado) faz seu recadastramento
Foto: Antonio Queirós

Os eleitores de Salvador têm, a partir de hoje, mais um posto para o recadastramento biométrico. É a 25ª unidade da capital baiana e foi inaugurada na tarde desta quinta-feira, 28, pelos presidentes da Câmara Municipal, vereador Leo Prates (DEM), e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rotondano, em evento realizado no foyer do Centro de Cultura da Casa Legislativa, onde os equipamentos vão prestar o serviço até 31 de janeiro de 2018.

Segundo Prates a iniciativa integra a política da CMS em se aproximar da população através do slogan “O Poder do Cidadão”: “O posto de biometria é uma oportunidade de as pessoas conhecerem a Câmara, isso vai gerar frequência. Isso ajuda o TRE e nos ajuda, nessa linha de aproximar cidadão e Câmara Municipal para exercer o que lhe é de direito, sua cidadania”.

Marcaram presença na cerimônia as edis Aladilce Souza (PCdoB), Rogéria Santos (PRB) e Lorena Brandão (PSC), além de Kiki Bispo (PTB), Paulo Magalhães Júnior (PV), Vado Malassombrado e Maurício Trindade, do DEM, e Felipe Lucas (PMDB).

Boa localização

Durante a assinatura do convênio de parceria, Rontondano chamou a atenção dos eleitores soteropolitanos para a necessidade de comparecimento. Segundo ele, a posição geográfica da Câmara deve contribuir para atrair a população.

“Estamos em um posto avançado, no Centro da Cidade, então o que eu quero é conscientizar a população, principalmente os eleitores do Barbalho, do Pelourinho, do Comércio, da região do Santo Antônio, e pedi a essas pessoas que compareçam, porque Salvador está muito aquém do número que nós precisamos”, convocou.

De acordo com o TRE-BA, o número de eleitores em Salvador é de 1.960.285, mas apenas 648.860 (33,10%) realizaram o recadastramento biométrico. Após a data limite (31 de janeiro), o título daqueles que não realizarem o procedimento será cancelado, além de dificuldades em retirar passaportes e suspensão de programas sociais – a exemplo do Bolsa Família.

A localização da Casa também é apontada por Leo Prates como fator de adesão: “Aqui a gente tem uma frequência de público muito grande, nas audiências públicas, nas sessões especiais, então, eu acho que nós vamos colaborar muito com o TRE para que ele bata a meta de biometrizar todos os eleitores de Salvador”.

A unidade conta com dez guichês e abrirá de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Nas três primeiras semanas (de 28 de setembro a 19 de outubro), o recadastramento será direcionado apenas ao público interno (servidores, assessores, parlamentares e familiares). Posteriormente será aberto ao público mediante agendamento no site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br/).