Acontece nesta segunda no saguão da Casa
Da Redação , Salvador |
11/09/2017 às 15:45
Prefácio do senador Otto Alencar
Foto:
Prefaciado pelo senador Otto Alencar(PSD), a Assembleia Legislativa, lança logo mais, às 16h, o livro "Eternizando Memórias", uma coletânea de contos, crônicas e poesias de funcionários da ALBA que integra o programa editorial da Casa. Empenhado em motivar o funcionalismo, "colaboradores indispensáveis ao exercício pleno dos mandatos pelos parlamentares", o presidente Angelo Coronel prestigiará as atividades lúdico-culturais em toda sua gestão e foi dele o convite para que o senador, um ex-presidente do Legtislativo Estadual, prefaciasse a obra que conta a colaboração do deputado Carlos Geíson(PSDB).
:p>
Para o deputado Coronel a congregação de 41 integrantes da "família do Legislativo" por si só já seria fato para ser comemorado, símbolo da integração de todos num projeto único, mas "Eternizando Memórias" vai além disso, pois revela bons escritores, capazes de oferecer momentos agradáveis de leitura a todos que desfrutarem desse trabalho organizado a partir da Escola do Legislativo, com "o capricho e o bom gosto" da diretora Fernanda Guedes e toda a equipe que lidera. Ele elogiou a qualidade do trabalho de edição do designer gráfico Bira Paim e já adiantou que a coletânea de 2018 está garantida, pois fomentar a cultura é també ;m um dever do parlamento.
O livro possui 390 páginas e foi organizado de forma alfabética, com os gêneros literários se mesclando. Contém ainda um breve perfil (com fotos) de todos os colaboradores e será autografado no ato de lançamento, no saguão Nestor Duarte, sendo a sessão plenária suspensa por uma hora para a rápida cerimônia. Assessor de Cultura da presidência da ALBA o professor Délio Pinheiro também ficou cativado com o conteúdo dessa obra, "que chegou a surpreender pela boa qualidade", parabenizando a cada um dos autores pela participação nessa iniciativa que obteve significado bem maior do que o congraçamento cultural de funcionários e parlamentares.
Impressionou e até envaideceu também a diretora da Escola do Legislativo, Fenanda Alencar Guedes, que agradeceu o apoio obtido para esta iniciativa ao presidente Angelo Coronel, ao superintendente de Recursos Humanos, Francisco Raposo, e ao Departamento de Projetos Especiais da Escola do Legislativo, bem como a todos os autores/collaboradores, pois além do nível dos trabalhos todo o processo de seleção dos trabalhos e da edição do livro foi realizado "com a força de muitas mãos, todos colaborando para a concretização desse projeto". Coube a ela guardar os exemplares (depois de impressos) debaixo de sete chaves, para que mesmo os autores só conhecessem o resultado final na data do lançam ento – certa da surpresa emocionante que o livro, físico, causará a todos pelo acabamento primoroso e o impacto da palavra impressa.
O presidente da ALBA disse ainda que a "Casa do Povo" é abundante em personalidades nos mais diversos tipos, vindas de todos os cantos da cidade e dos rincões mais distantes da Bahia e essa diversidade está também representada entre os seus servidores: “De vez em quando esbarro nos corredores com pessoas como Alexsandro Mateus, conhecido carinhosamente como Tartaruga, sempre lépido, a cuidar da rotina da Ascom da ALBA. Ao ler seus versos e suas crônicas, passo a conhecer a pessoa, de um modo totalmente diferente". Ele espera que o livro "Eternizando Memórias" seja lido, possibilitando que as paixões e os sonhos desses 41 colaboradores do Legislativo sejam reveladas, com a exibição de parte rec& ocirc;ndida de suas personalidades