Uma sessão especial nesta quinta-feira (31), a partir das 14h, na Assembleia Legislativa (ALBA), em Salvador, marcará as comemorações pelos 30 anos de criação do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN). A atividade é realizada numa parceria entre a Comissão de Promoção da Igualdade da casa legislativa, CDCN e Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Participam do evento representações do movimento negro, entidades que compõem o colegiado, ativistas dos segmentos dos povos e comunidades tradicionais, artistas, autoridades, dentre outros convidados.
Durante a solenidade serão empossados oito novos conselheiros e suplentes eleitos para o período 2017-2021, representando os segmentos cristão, acadêmico, de quilombos rurais, quilombos educacionais, imprensa, capoeira, afoxé e irmandades negras. Também serão homenageadas organizações e personalidades com atuação de destaque no combate ao racismo, à intolerância religiosa e preservação das culturas de matriz africana na Bahia.
A solenidade será marcada, ainda, pelo lançamento do selo comemorativo pelos 30 anos do CDCN, produzido pelos Correios. O evento conta com a animação dos cantores Tonho Matéria e Paulinho dos Negões, ambos integrantes do conselho.