Política

Assembleia de Carinho conhece o trabalho do Lar Vida e entrega fraldas

O grupo percorreu o ambiente onde mais de 100 crianças e jovens com deficiência convivem em harmonia
Da Redação , Salvador | 28/07/2017 às 16:53
Integrantes do Assembleia de Carinho
Foto:


O instituto Assembleia de Carinho fez mais uma entrega de fraldas arrecadadas a partir das doações feitas pelos servidores da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), durante a campanha do São João da ALBA. Desta vez, a instituição contemplada nesta sexta-feira (28), foi o Lar Vida, um sítio amplo, localizado na Estrada Velha do aeroporto, que abriga 108 crianças, adolescentes e adultos portadores de necessidades especiais.

Fundado pela socióloga Maria Cristina Cordeiro Caldas em abril de 1985, o Lar Vida, que tem como slogan, “Valorização Individual de Deficiente Anônimo”, conta com 64 funcionários e voluntários, que cuidam dos internos com dedicação e carinho, proporcionando a eles além dos cuidados diários, terapia ocupacional, educação, ecoterapia, fisioterapia, atendimento odontológico e médico.

Todos os internos são encaminhados pelo Juizado da Infância e Juventude por terem sido abandonados pelas familiares, ou pelo Ministério Público por serem provenientes de famílias usuárias de drogas ou com histórico criminal.

De acordo com a neuropedagoga, Carolina Síbio, “todos tem algum tipo de deficiência, seja ela cognitiva ou física e os que tem mais autonomia auxiliam no cuidado com os demais. Mas 70% deles usam fraldas e portanto, precisamos de muitos produtos de higiene pessoal, alimentos não perecíveis e todo tipo de mantimento. Essa é a nossa maior necessidade”, afirmou.

São crianças, jovens e adultos com todo tipo de deficiência, auditiva, visual, múltiplas, Síndrome de Down, hidrocefalia, portadores de paralisia cerebral, autismo, outros com graves deformidades na face, mas todos vivem como uma grande família, ajudando uns aos outros.

“Eu convivo com eles há mais de 30 anos. São todos meus filhos e netos. Um deles viveu na minha casa por 25 anos. Nós temos carência de muitas coisas, precisamos de auxílio financeiro e principalmente de ajuda voluntária”, disse a presidente Maria Cristina.

“Nós ficamos honradas com o convite para conhecer o Lar Vida e nos surpreendemos com a organização, o cuidado e a beleza do espaço. Isso faz com que essas crianças e jovens tenham muito mais qualidade de vida”, declarou a presidente do Assembleia de Carinho, Eleusa Coronel. Ela fez questão de ressaltar que o papel do grupo criado na gestão do presidente Angelo Coronel na ALBA, é a humanização do legislativo e a proliferação do trabalho social, para que cada vez mais instituições e consequentemente pessoas, sejam atingidas.

Ariene Couto, também integrante do grupo e esposa do deputado Samuel Júnior (PSC), também salientou a beleza e a organização da instituição. “É tudo tão limpo e arrumado, mas sabemos que eles precisam de toda ajuda possível, então viemos trazer um pouco do que foi arrecadado e precisamos divulgar esse trabalho feito aqui. Temos certeza que todos podem encontrar uma maneira de ajudar”, enfatizou.

O Lar Vida está precisando com urgência de Nutricionistas e Farmacêuticos que possam se voluntariar a trabalhar pelo menos 20 horas semanais na instituição. Para saber mais informações basta entrar em contato pelo telefone 3393-3342 ou através do e-mail larvida@larvida.org.br. Visite também o site da instituição: www.larvida.org.br.