Dentro de 90 dias as operadoras de telefonia terão até 30 minutos para atender seus clientes nos quiosques e balcões de atendimento em Salvador. É o que determina a nova lei, proposta pelo vereador José Trindade (PSL) e sancionada nesta terça-feira, 27, pelo prefeito ACM Neto.
De acordo com a norma o controle do tempo de atendimento nas unidades deverá ser realizado através da distribuição de senhas com o horário de recebimento das mesmas, bem como um protocolo de observação informando o horário da conclusão do atendimento.
“São comuns às reclamações de clientes de empresas telefônicas insatisfeitos com o atendimento prestado em lojas, principalmente quando se fala de tempo de espera. Muitas vezes os clientes demoram tanto para ter seu atendimento realizado que acabam desistindo do serviço”, diz o líder da oposição na CMS.
Segundo ele em muitos casos aqueles clientes estão aguardando atendimento para reclamar da prestação de serviços daquela empresa: “O cidadão vai tentar resolver um problema causado pela operadora e enfrenta um transtorno enorme. O objetivo é proteger os cidadãos dos muitos abusos praticados pelas empresas de telefonia”.
A nova legislação determina ainda prioridade para idosos, gestantes, portadores de deficiência e pessoas com crianças de colo. As empresas deverão também fixar cartazes informando as diretrizes. O não cumprimento poderá ser punido com multa e até a cassação do alvará de funcionamento.
Promessa não cumprida
Ainda nesta terça-feira Trindade participou da inauguração, junto com o governador Rui Costa (PT) da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Eládio Lasserre, em Cajazeiras, e cobrou do prefeito Neto o cumprimento da promessa em relação ao hospital municipal do bairro.
A nova unidade estadual aumentaram a sua capacidade de internação, pois tem dez leitos e vai beneficiar diretamente as comunidades de Águas Claras, Cajazeiras, Castelo Branco, Fazenda Grande, Pau da Lima, São Caetano, Valéria e bairros adjacentes.
“A população de Cajazeiras merece essa atenção na saúde. Tenho certeza que os novos leitos vão melhorar as filas nos postos de saúde do município e as esperas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) geridas pela prefeitura. Enquanto o prefeito fica na promessa em relação ao Hospital Municipal de Cajazeiras, o governo melhora a qualidade de vida das pessoas”.
Com a aplicação de R$ 1,5 milhão em obras e equipamentos, a moderna UTI contará com todos os itens necessários para o atendimento aos pacientes. Entre os equipamentos adquiridos, destacam-se ventiladores pulmonares, eletrocardiógrafos, laringoscópios, aspiradores cirúrgicos, desfibriladores e camas hospitalares.