Política

DEPUTADAS BAIANAS participam de encontro da UNALE na Holanda

Bahia é destaque em missão da Unale na Holanda
Da Redação , Salvador | 21/04/2017 às 16:28
Fabiola Mansur e Ivana Bastos, na Holanda
Foto:
O Poder Legislativo baiano marcou presença em missão promovida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) para a Europa. A instituição foi representada pelas deputadas Ivana Bastos (PSD) e Fabíola Mansur (PSB) e mais 14 deputados de todo o Brasil, que são integrantes da entidade e que puderam participar de diversas atividades e conhecer instituições europeias. A visita aconteceu no início do mês de abril.

Após passagem pela Suíça, onde foram recebidos por parlamentares suíços, para debates e visitas ao sistema prisional da Suíça, a comitiva seguiu para a Holanda. Lá, os deputados visitaram o Porto de Roterdã e conheceram a estrutura e o funcionamento de um dos maiores portos do mundo. O local tem movimentação de 450 milhões de toneladas de carga por ano e é a principal porta de entrada para o mercado europeu, com mais de 350 milhões de consumidores. “A dimensão do Porto de Roterdã é impressionante e a visita foi de extrema importância para termos noção de como funciona a logística de transporte de carga no território europeu. Cerca de 40% das mercadorias que chegam ao porto são de origem brasileira e de lá são redistribuídas para toda a Europa, o que mostra também a força do mercado brasileiro”, mencionou Ivana Bastos, que é presidente da Comissão Especial da Ferrovia da Integração Oeste Leste e do Porto Sul na Assembleia Legislativa da Bahia.

Os parlamentares conheceram ainda a fazenda do Grupo Van Bakel, uma das maiores no desenvolvimento de melhores práticas sustentáveis e inovadoras na produção de laticínios em grande escala. Os investidores escolheram a Bahia para a implantação de uma unidade que ficará localizada no município de Jaborandi, no oeste baiano. A previsão é que a unidade gere mais de seis mil empregos. “Eles pretendem implantar este modelo holandês de produção, criando a maior unidade de produção de laticínio do Brasil. Eles escolheram Jaborandi por conta da topografia, do clima, e pela disponibilidade de terra e de água. Reuniões serão agendadas na região com a presença dos empresários investidores, com integrantes do Governo do Estado e com parlamentares”, declarou Ivana Bastos.

A Bahia seguiu se destacando na viagem. Um dos pontos altos da visita ao país foi o encontro das deputadas com a embaixadora do Brasil na Holanda, Regina Maria Cordeiro Dunlop, que rendeu uma articulação com o Governo da Bahia para a realização do “Network Day - Bahia”, evento em que é realizado intercâmbio de ideias entre empresários e integrantes brasileiros e holandeses. O evento é organizado pela embaixada duas vezes no ano, contemplando diferentes estados brasileiros. “Este encontro é uma oportunidade de conhecer as melhores práticas tanto do Brasil, quanto da Holanda. Não temos dúvida de que esse intercâmbio renderá grandes oportunidades de desenvolvimento de ações importantes para o crescimento do nosso estado. Foi uma grande articulação que garantimos junto à embaixadora”, afirmou a deputada Fabíola Mansur, que também é presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos. As parlamentares ainda intermediaram contato telefônico entre a embaixadora, o governador, Rui Costa, e o vice-governador, João Leão. Também entregaram a ela o livro “Festas Populares da Bahia – Fé e Folia”, do jornalista Nelson Cadena.

Em outra visita, as parlamentares participaram de palestras e conheceram as mais avançadas formas de energia sustentáveis do mundo, com geração de energia eólica proveniente do mar. “São ideias inovadoras que nos abrem os olhos sobre outras formas de captação e a possibilidade de iniciar estudos para analisar se são possíveis de serem implantadas no nosso país. Sabemos o quanto a energia eólica tem representado o caminho para a geração sustentável de energia e no nosso país já temos experiências de sucesso. Mas é um campo que sempre há possibilidade de avanços e aprimoramento”, mencionou a deputada Ivana Bastos.