Jonas Paulo vai para o lugar de Jaques Wagner no Codes
Da Redação , Salvador |
10/02/2017 às 13:14
Ex-prefeito Guilherme Menezes, de VCA
Foto:
O ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade acaba de ser nomeado para compor o Governo do Estado. Em Brasília, Menezes será o coordenador do Escritório de Representação do Governo da Bahia, setor ligado diretamente ao Gabinete do Governador. A pasta era ocupada do Jonas Paulo de Oliveira Neres, que agora será o coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CODES).
Anderson Oliveira
JONAS MUDA DE POSTO
Após assumir a chefia da Representação do Governo da Bahia em Brasília por 2 anos, o ex-presidente do PT baiano, Jonas Paulo, está de volta ao Estado. Desta vez, a tarefa atribuída pelo governador Rui Costa é de coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), função ocupada anteriormente pelo ex-governador Jaques Wagner.
O papel do petista é de assessorar o governador do estado na discussão e elaboração de políticas públicas e diretrizes voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável da Bahia
Através do Codes, qualquer cidadão pode fazer sugestões e avaliar o cotidiano do governo, além de sugerir ações que melhorem a geração de emprego e o desenvolvimento econômico do estado.
Sobre o que já está em curso e que ele pretende dar continuidade e profundidade, Jonas Paulo destacou: “ Há uma construção de inteligência no estado que produz um conjunto de projetos que negociamos com o governo seja qual for a sua natureza política. Essa é a nossa marca. Vamos tratar dos interesses do povo da Bahia, governamos para todos e, seguiremos as demandas, de forma republicana. É momento de gestão. A Nossa missão é concentrar esforços para fazer chegar ao povo baiano os benefícios das ações de governo”, finalizou.
Formado por 45 representantes de diferentes segmentos sociais, o colegiado que compõe o Codes promove debates sobre assuntos relacionados à dinâmica socioeconômica do estado por meio de diálogo com a sociedade civil e gestores das três esferas de governo.
Representação do Governo da Bahia em Brasília
Como representante do Governo da Bahia, em Brasília, Jonas Paulo teve papel na articulação do Fórum dos Governadores do Nordeste organizando e coordenando em paralelo os Representantes dos Estados Nordestinos, momento em que foram discutidas questões importantes para desenvolvimento dos estados, tais como: dívidas, partilha da repatriação, depósitos judiciais e operações de crédito.
Jonas Paulo também acompanhou de perto as negociações dos grandes investimentos no Estado como a FIOL, Porto Sul, VLT, Vias Estruturantes, Parque Solar e Eólico, grandes Adutoras e Canais como; Algodão São Francisco, Campo Alegre, Muquém-Wanderley, Cristópolis, Baixio e Salitre/Canal do Sertão, barragens e crise hídrica ( revitalização do São Francisco), com ênfase no sertão (Itabuna e Conquista, além do acompanhamento das ações de recuperação e duplicação das estradas federais, programa de aeroportos regionais e de Salvador, expansão das redes de fibra ótica e banda larga,campos de petróleo, programas sociais e inclusivos, universidades e institutos federais.
Diante da experiência adquirida em Brasília, Jonas Paulo afirmou estar preparado para estabelecer o diálogo com todos os segmentos da sociedade. “ O acompanhamento dos projetos de impacto na logística e na infra-estrutura e seu impacto na economia e na construção de um novo projeto de desenvolvimento para a Bahia; me trouxe grandes experiências. São essas experiências que trago na bagagem de volta para a minha terra e, tenho certeza, que muito irá contribuir no exercício da nova função e no diálogo com os segmentos produtivos e trabalhadores baianos”, arrematou.