Bom para o Estado da Bahia
Da Redação , Salvador |
03/02/2017 às 07:12
Luislinda, Imbassay e Moreira tomam posse hoje
Foto: DIV
O presidente Michel Temer dará posse nesta sexta-feira (3), em cerimônia no Palácio do Planalto, a três novos ministros que passarão a compor o primeiro escalão do governo.
Tomarão posse os seguintes ministros:
Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo): deputado federal pelo PSDB-BA, está no segundo mandato e liderou a bancada tucana da Câmara em 2016;
Moreira Franco (Secretaria Geral): atual secretário-executivo do Programa de Parceria para Investimentos, é filiado ao PMDB, já foi governador do Rio de Janeiro e também comandou a Secretaria de Aviação Civil;
Luislinda Valois (Direitos Humanos): atual secretária de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Justiça, é filiada ao PSDB-BA, foi a primeira negra a se tornar juíza e desembargadora e foi candidata a deputada federal em 2014.
Ainda na cerimônia desta sexta, o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, passará a ser ministro da Justiça e Segurança Pública, porque a pasta passará a ter funções "ampliadas", segundo o governo.
Composição do governo
A Secretaria Geral e o Ministério de Direitos Humanos foram recriados por Temer, isso porque, ao longo dos últimos dois anos, mudanças na composição do governo tiraram o status de ministério dessas duas pastas.
No caso da Secretaria Geral, a pasta existiu até outubro de 2015, quando a então presidente Dilma Rousseff reduziu o número de ministérios e a fundiu às secretarias de Relações Institucionais e de Micro e Pequena Empresa, criando a Secretaria de Governo.
Já no caso do Ministério de Direitos Humanos, havia, no governo Dilma, a Secretaria de Direitos Humanos, com status de ministério. Quando Temer assumiu a presidência de forma interina, em maio do ano passado, incorporou a pasta ao Ministério da Justiça, que passou a ser o Ministério da Justiça e Cidadania.
A nova composição do governo foi anunciada nesta quinta (2) pelo porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, em um pronunciamento à imprensa no Palácio do Planalto.