Bispo ainda não marcou a data de recebimento
Tasso Franco , da redação em Salvador |
01/12/2016 às 11:07
Dom frei José Ruy Gonçalves Lopes
Foto:
O bispo de Jequié, Dom frei José Ruy Gonçalves Lopes, OFM Cap receberá a comenda Maria Quitéria, a mais importantes da Casa da Cidadania de Feira de Santana. O vereador Pablo Roberto e o autor da homenagem aprovada por unanimidade. O Frade aind anão marcou a data para receber a homenagem.
A diocese de Jequié é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica criada em 7 de novembro de 1978 pela bula Quo absolutius do Papa João Paulo II, desmembrada da diocese de Amargosa e Vitória da Conquista.
A diocese abrange 28 municípios e 36 paróquias sendo que dessas nove se encontram na sede da diocese Jequié. A diocese é sufragânea da Província Eclesiástica de Vitória da Conquista.
DOM RUY LOPES
Fez seus votos religiosos na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 10 de janeiro de 1988 e foi ordenado presbítero no dia 5 de dezembro de 1993 em Feira de Santana. Estudou filosofia e teologia na Universidade Católica do Salvador cursou a pós-graduação em teologia moral na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, na Arquidiocese de São Paulo.
Foi pároco em Valéria e capelão no Leprosário de Águas Claras, em Salvador. Foi ainda definidor provincial e ecônomo provincial. Posteriormente foi ministro provincial e vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil. Era diretor do Colégio Santo Antônio quando foi nomeado bispo de Jequié.
Foi nomeado bispo de Jequié pelo Papa Bento XVI no dia 4 de julho de 2012 e recebeu a ordenação episcopal no dia 7 de setembro desse mesmo ano.
Um dos seus mais relevantes trabalhos além do segmento pastoral foi reorganizar o Colégio Santo Antônio dos Capuchinhos em Feira.