Rui fez certo para não acabar seu governo antes da hora
Tasso Franco , da redação em Salvador |
20/11/2016 às 17:15
Ex-governador será coordenador do Codes
Foto: TB
O ex-governador Jaques Wagner foi nomeado pelo governador Rui Costa como novo coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes). A estrutura, antes vinculada à Secretaria de Relações Institucionais (Serin), agora passa a ser diretamente ligada ao gabinete do governador. A nomeação foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado.
Wagner não assumia cargos governamentais desde maio, quando a então presidente Dilma Rousseff foi afastada interinamente da Presidência após a abertura de processo de impeachment. Na época, o ex-governador era chefe de gabinete da presidente e tinha status de ministro. Em sua conta no Twitter, Wagner comentou a nomeação ao cargo, que não lhe confere foro privilegiado.
“Estou muito feliz de estar de volta à Bahia e poder contribuir com nosso projeto. Assumir a coordenação do Codes é desafio que me agrada e estimula: promover diálogo e mediação como método de gestão, como modo de governar. Empresários, trabalhadores, movimentos sociais e governo terão o Codes como mais um parceiro na construção do desenvolvimento sustentável”, disse ele, ao agradecer o convite de Rui. O Codes tem o objetivo de assessorar o governador na discussão e elaboração de políticas públicas e diretrizes voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável.
COMENTÁRIO DO BAHIA JÁ
Muito se falou - antes da hora - de que Wagner assumiria a Secretaria de Desenvolvimento Econômico no lugar de Hereda; ou a Serin, no lugar de Josias Gomes, mas, o ex-governador acabou sendo nomeado coordenador Executo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes).
É um cargo importante, porém, 'meia-boca' e não tem a força de uma Serin ou de uma SDE. Além do que, deixa o campo aberto para Rui governar.