Porque o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Periperi foi fechado? É a pergunta feita pelo vereador J. Carlos Filho (SD) ao Governo do Estado, através de ofício, depois que a unidade foi fechada na última sexta-feira, 29, com apenas um comunicado fixado na entrada do prédio.
Para o legislador trata-se de mais um descaso da administração estadual com os moradores do Subúrbio Ferroviário. “Como é possível fechar para manutenção e por tempo indeterminado um equipamento que dispõe serviços essenciais para a população, sem uma explicação e previsão de reabertura. Queria saber do governador, o que foi feito com os trabalhadores lotados na unidade”, questionou.
O SAC de Periperi atende os moradores do Subúrbio desde 1998, prestando serviços como emissão de carteira de identidade e CPF e procedimentos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, Secretária de Segurança Pública, Embasa, Detran, Sinebahia, Procon, Secretaria Municipal da Fazenda e Banco do Brasil.
“A unidade mais próxima – do Comércio – fica a, aproximadamente, 16 quilômetros. A população merece uma explicação coerente. O último equipamento que o Governo do Estado fechou para manutenção no Subúrbio Ferroviário foi o Posto de Saúde de Plataforma e a unidade está fechada desde 2009. Queremos o mesmo respeito e prioridade é dado aos outros equipamentos, administrado pelo poder público estadual, lotados em outros bairros da cidade”, diz J. Carlos.