Política

CONCURSADOS da Secretaria da Saúde são tema de audiência na CMS

Aladilde entregou também à Sucom uma lista com queixas levantadas pela Ouvidoria da Câmara
| 15/10/2013 às 20:07
Aladilce: pela convocação dos concursados da SMS
Foto: Limiro Besnosik

“A convocação dos concursados para a Secretaria de Saúde de Salvador” é o tema da audiência pública que a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) promoverá nesta quinta-feira, 17, às 9 horas, no Ed. Bahia Center, anexo da Câmara de Salvador, na Rua Rui Barbosa. O objetivo é apresentar o controle dos profissionais aprovados em concurso público e ainda não convocados para a SMS.

A legisladora está preocupada com a aproximação do término do prazo de validade do concurso. “Essa convocação é fundamental para fortalecer o SUS em Salvador. Não é um favor, é cumprimento da determina da Constituição Federal”, disse.

Foram convidados para compor a mesa a promotora de justiça Rita Tourinho e os secretários municipais de saúde e gestão José Antônio Rodrigues Alves e Alexandre Paupério, respectivamente. Participarão também como debatedores representantes de conselhos e sindicatos de profissionais de saúde.

Queixas à Sucom

Na tarde da última sexta-feira, 11, comunista, que é ouvidora-geral da CMS, esteve na Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) para entregar demandas levantadas pelo colegiado. A maioria das queixas encaminhadas (sete, ao todo) foi sobre poluição sonora.

Entre as reclamações está a do centro esportivo de São Gonçalo do Retiro. Os moradores ainda aguardam a entrega de uma nova quadra de esportes no bairro, contrapartida exigida pela prefeitura a uma concessionária de veículos que construiu na área onde funcionava uma quadra esportiva da comunidade, área até hoje em litígio.

Aladilce mostrou preocupação também com as calçadas da cidade e solicitou fiscalização com base na Lei 8.140/2011, de autoria de Andréa Mendonça, Vânia Galvão e ela própria, na legislatura passada, padronizando os passeios públicos na cidade: “A população precisa de uma calçada acessível, que dê prazer em caminhar, já que passeios desnivelados afetam diretamente a saúde do cidadão que pratica exercícios ou vai a pé ao trabalho”.