Política

DEMOCRATA comemora retirada de posto de gasolina do Farol da Barra

Vereador é autor do pedido para tirar esse tipo de empreendimento de áreas tombadas pelo patrimônio da União
| 14/10/2013 às 19:47
O posto já foi retirado da área
Foto: Max Haack

A remoção do posto de combustíveis Cabana, localizado no largo do Farol da Barra, entre o Edifício Oceania e o Forte de Santo Antônio, foi comemorada nesta segunda-feira, 14, pelo vereador Claudio Tinoco (DEM). Foi o edil quem solicitou ao prefeito ACM Neto, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) a retirada do estabelecimento da área.

O vice-líder democrada na Câmara de Salvador defende o remanejamento desse tipo de empreendimento de áreas tombadas, por obstruir a visão de monumentos e atrativos turísticos na cidade. Ele aponta ainda o posto Rampa, em frente ao Mercado Modelo, cujo conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico é tombado pela União.

Para Tinoco, “como no Farol da Barra a retirada permitirá a execução das obras de requalificação da praça Visconde de Cayru e todo o entorno do Mercado Modelo, integrando esse equipamento à esplanada que se abrirá com a conclusão das obras no Porto de Salvador”. Segundo ele, essas medidas também vão garantir a preservação de sítios e imóveis tombados e permitir a desobstrução da visão de importantes bens culturais e turísticos da capital baiana.

Ele reconhece que alguns dos equipamentos estão em atividade há décadas: “Por isso, apresentaremos um projeto de Lei em que a Prefeitura possa dar preferência na cessão de novas áreas, não tombadas, para instalação dos empreendimentos removidos”.