A ligação do trem do subúrbio com o metrô será o tema da audiência pública, marcada para esta terça-feira, 15, às 14 horas, no Centro Cultural de Plataforma, localizado na Praça São Brás. Autor da iniciativa, o vereador Hilton Coelho (PSOL) defende a extensão do modal da Calçada até o Acesso Norte ou de Lobato ao Retiro.
De acordo com o socialista “a população do Subúrbio Ferroviário deseja ter acesso ao centro da cidade de forma confortável sem esse sobe e desce para chegar ao seu destino. Há necessidade urgente da ligação ferroviária na região metropolitana de Salvador (RMS), ampliando a mobilidade da população com mais segurança, de forma digna, econômica e ecológica”.
Em sua opinião isso é viável e comprovado tecnicamente por estudos e pesquisas da Escola Politécnica da UFBA, com recursos do governo federal, feitos por engenheiros ferroviários baianos, mas os governos do Estado e Municipal se recusam a aceitar a ideia: “Essa é uma das mais belas áreas de Salvador, com mais de 25% da população da cidade. Mais de 600 mil pessoas, que vivem sob péssimas condições de mobilidade. Esta situação precisa ser mudada de forma imediata e a hora é esta”.
Para ele, o trem suburbano de Salvador percorre um trajeto de 13,5 km e transporta cerca de 20 mil passageiros diariamente de forma precária, em vagões lotados e desconfortáveis, agravando as péssimas condições de vida dos soteropolitanos: “Exigimos um transporte de qualidade. É difícil compreender que em uma cidade com quase 3 milhões de habitantes não tenha um sistema de transporte de massa eficiente”.