Política

SECRETÁRIOS e políticos entregam equipamentos a empresários de Feira

O programa Vida Melhor entregou ainda máquinas a cidades do Portal do Sertão
| 23/08/2013 às 20:14

Mais de 300 microeemprendedores individuais de Feira de Santana foram beneficiados com máquinas de costura, carrinhos para venda de cachorro-quente, tapioca, pizza, milho cozido, churrasco e reciclagem, fogão industrial e geladeira. Os equipamentos foram entregues nesta sexta-feira, 23, pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

As ações fazem parte do programa estadual “Vida Melhor”, cujo objetivo é garantir aos empresários melhorias em sua atividade. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Moema Gramacho, além dos equipamentos, eles tiveram também acompanhamento de agente de desenvolvimento.

“Os pequenos empreendedores têm todo um acompanhamento, inclusive com estudo de viabilidade econômica, antes e depois da aquisição do microcrédito, uma espécie de orientação”, disse ela.

O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, esteve no evento ao lado do secretário Estadual da Casa Civil, Rui Costa; do secretário estadual de Relações Institucionais Cézar Lisboa; prefeitos e vice-prefeitos de municípios que compõem o Território Portal do Sertão, entre outras autoridades.

Máquinas para o Portal do Sertão

Foram entregues ainda aos municípios do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) do Território Portal do Sertão uma retroescavadeira, uma pá carregadeira, um trator de esteira e uma caçamba.

Representando o governador Jaques Wagner, Rui Costa classificou a cerimônia como “Evento da Parceria”, firmada entre o governo do Estado, os prefeitos e as associações, e falou sobre a importância dos Consórcios, instrumentos de políticas públicas e execução de programas e ações do governo do Estado na parceria com os municípios.

“Nós abraçamos essa idéia e dissemos aos prefeitos que voltaríamos para entregar as máquinas. Começamos essa semana em Jequié e aqui em Feira de Santana com o Consórcio Portal do Sertão. Essas quatro máquinas nós complementaremos com a carreta e a prancha para facilitar a mobilidade de um município para o outro”, pontuou.

Ele lembrou das entregas feitas anteriormente pela presidenta Dilma Rousseff a cada prefeito da região do semiárido: “A presidente Dilma entregou cinco máquinas. Uma patrol, uma pá carregadeira, uma retroescavadeira e duas caçambas, uma equipada com kit para funcionar também como carro-pipa para que, somadas a essas entregues aqui, daqui a um ou dois anos, possamos olhar para o trabalho que fizemos na zona rural e nos orgulhar”.

Saldo positivo

Zé Neto ressaltou a importância do programa Vida Melhor e da união dos municípios através dos Consórcios, e falou sobre investimentos para a região: “Os consórcios mostram a cada dia o quanto é importante esse diálogo regional e representam muito para a gente. O programa hoje beneficia mais de 300 famílias; está prevista, através da Companhia de Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) a instalação de 15 poços artesianos.

O petista salientou os saldos positivos dos programas federais Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. Somente em Feira de Santana, afirmou, são 37 mil casas populares para pessoas de renda de 0 - 3 e 3 -10 salários mínimos: “Sem o governador Wagner com certeza esse benefício não chegaria. De 600 mil habitantes que Feira possui, 148 mil habitantes são beneficiados por moradia digna, em um investimento de R$ 1,8 bilhão”.