Política

CÂMARA de Salvador debate faculdade para idosos, PDDU e Lous

Debates aconteceram nesta segunda-feira, 29, e na sexta, 27
| 29/07/2013 às 19:08
O auditório do Centro de Cultura ficou lotado
Foto: Antonio Queirós

A implantação do Projeto Faculdade da Terceira Idade foi anunciada nesta segunda-feira, 29, pelo secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Mauricio Trindade, durante o Seminário “o espaço da velhice na sociedade brasileira e seus desafios“,no auditório do Centro Cultural da Câmara de Salvador. A instituição, de acordo com o executivo, será criada em parceria com a Faculdade Dom Pedro II.

Segundo Trindade, o objetivo é estimular e facilitar o ingresso desse público nas instituições de ensino superior: “Os idosos do nosso município precisam de políticas públicas para a valorização de suas potencialidades. A Prefeitura de Salvador está realizando diversas ações neste sentido”.

PDDU e Lous

Em outro encontro promovido pela CMS, na sexta-feira, 26, foram debatidos os entraves envolvendo o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e a Lei de Ordenamento de Uso e Ocupação do Solo (Lous). A reunião aconteceu no edifício Bahia Center, em audiência pública organizada pelo vereador Everaldo Augusto (PCdoB).

“Chega de mentira, a lei não está paralisada e precisamos questionar as falsas urgências”, enfatizou o professor Ordep Serra, representando o fórum A Cidade é Nossa, organização comunitária cujo objetivo é participar das decisões da cidade. Os integrantes do debate questionaram a procrastinação por parte dos poderes municipal e estadual.

As discussões apresentadas salientaram a importância da não restrição na celeridade apenas na questão do PDDU, mas também a abrangência para a Lous. Para isso, advogado Paulo Modesto, representando o Ministério Público, prestou esclarecimentos quanto ao que vem sendo noticiado sobre as negociações entre o órgão e a prefeitura.

O vereador Everaldo Augusto defendeu a participação popular, “estamos num patamar não só jurídico, mas político também. A cidade precisa opinar”. Também compuseram a mesa os vereadores Luis Carlos Suíca (PT), Aladilce Souza (PCdoB), a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), o urbanista Carl Von Hauenschild e a professora de arquiteta e urbanismo da Ufba, Ana Fernandes; além da presença dos vereadores Hilton Coelho (PSOL), Fabíola Mansur e Sílvio Humberto (PSB).