A Câmara Municipal aderiu à campanha “Salvador: viva, ame, cuide”, promovida pelo Fórum Empresarial da Bahia. Por sugestão do presidente Paulo Câmara (PSDB), a Casa realizou uma sessão especial na manhã desta terça-feira, 14, no Plenário Cosme de Farias, quando se mostrou o sucesso da iniciativa, o engajamento crescente de cada cidadão e a perspectiva de dias melhores.
“A Câmara Municipal vive um novo momento e se engaja na campanha que já é uma realidade. Concordo plenamente que temos que elevar a autoestima de cada morador de nossa cidade”, destacou Paulo. Ele lembrou o sucesso do debate realizado pela CMS sobre mobilidade urbana, o primeiro de uma série de discussões focando a sustentabilidade da capital baiana.
Para o presidente do Fórum, Victor Ventim, “temos que fazer alguma coisa por Salvador e quebrar a cadeia de degradação da cidade. Uma atitude errada não pode ser repetida por outra pessoa, porque uma pessoa praticou o que é errado”.
Modelo londrino
De acordo com o coordenador da campanha, Renato Tourinho, a cidade de Londres foi adotada como modelo de convivência centrada no exercício da cidadania, tendo como pilares a educação, a conscientização e a punição. A inspiração para o movimento, disse ele, foi a mobilização vitoriosa “Rio, eu amo, eu cuido”. Segundo Tourinho, todos os artistas baianos abraçaram a causa e populares já participaram de ações de limpeza no Dique do Tororó e Farol da Barra.
Leo Prates (DEM), Arnando Lessa (PT) e Vado Malassombrado (DEM) concordaram com o modelo da campanha alicerçada na “conscientização das pessoas”. Para Lessa, “a campanha tem agora que se aprofundar nos bairros e nas comunidades”.
Ailton Soares, coordenador da Central de Líderes Comunitários, defendeu a importância de seu segmento: “O engajamento dos líderes comunitários é fundamental para a campanha se multiplicar por toda a cidade”. Ao vivenciar a realidade do bairro de Cosme de Farias e da cidade como um todo, pediu ao Executivo um “choque de gestão em Salvador”.
Também participaram da sessão especial e integraram a mesa de trabalho o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia, Antoine Tawil; o vice-presidente da Federação Comercial da Bahia, Luís Fernando Queiroz; e o presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, Rubens Passos.