Ideia é convidar o secretário Rui Costa, chefe da Casa Civil para o encontro
LM , da redação em Salvador |
20/03/2013 às 19:36
Deputado Adolfo Viana entrega documento a Leur Lomanto Jr
Foto: BJÁ
A Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual, Leur Lomanto Jr. (PMDB) aprovou hoje (20/03), a realização de uma audiência pública com a presença de prefeitos das regiões mais atingidas pela seca e do secretário da Casa Civil, do governo, Rui Costa para debater os impactos e as ações preventivas e de combate à estiagem no Estado.
O pedido de audiência foi uma iniciativa do deputado estadual Adolfo Viana (PSDB), que entregou um ofício ao presidente do colegiado. Durante a reunião, o vereador do município de Santa Luz, Paulo Crespo (PMDB) relatou a situação de sofrimento da população com a seca e a falta de intervenções do governo, na cidade. Ele reivindicou o apoio dos parlamentares, junto aos órgãos estaduais para ajudar o município.
Segundo o vereador, o município é abastecido por uma barragem, construída há mais de 35 anos pela Leste Rede Ferroviária. Mas, a barragem que atende aos municípios de Santa Luz e Queimadas estaria entupida, o que tem comprometido o abastecimento.
O deputado Leur Jr. destacou a necessidade de atenção do governo para a demanda. Segundo ele, pequenas intervenções como a limpeza da barragem já poderão amenizar a situação, diminuindo os prejuízos. “A Comissão vai buscar mais uma vez cumpri o seu papel de intermediadora na discussão desses problemas. Vamos tentar dirimir as questões burocráticas que impedem as ações nesses municípios”, enfatiza. O presidente da Comissão disse que os relatos do vereador reforçam as justificativas de uma audiência que debate a escassez dos recursos hídricos nos municípios.