Política

PROFESSORAS da UFBA são homenageadas pela Câmara de Salvador

As duas mestras integram o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher da UFBA
| 14/12/2012 às 22:20
As professoras foram homenageadas em sessão conjunta
Foto: Valdemiro Lopes

As professoras Cecília Maria Bacellar Sardenberg e Ana Alice de Alcântara Costa foram homenageadas pela Câmara de Salvador, na quinta-feira, 13, pelo trabalho à frente do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (Neim), da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A paulista Cecília recebeu o Título de Cidadão de Salvador e a baiana Ana Alice, nascida em Caravelas, foi condecorada com a Comenda Maria Quitéria. Ambas por iniciativa da vereadora Vânia Galvão (PT).

A petista justificou as homenagens como “uma retribuição a essas duas grandes mulheres pela atuação incessante na luta feminista”. Além de participarem ativamente da criação do segundo núcleo do gênero em universidades brasileiras, o Neim, em 1983, as mestras se engajaram em diversos outros movimentos em defesa dos direitos das mulheres e pela transformação da condição feminina.

Segundo Vânia, também funcionária da UFBA, o Neim faz a articulação entre teoria e prática feminista na academia. A frase da presidente Dilma Rousseff, “aqui se consagra e se afirma a capacidade de ser – e de fazer – da mulher”, dita em sua solenidade de posse, foi repetida pela edil às homenageadas, frisando que “ela se aplica perfeitamente a esta ocasião”.

De acordo com a vereadora, Cecília, radicada na Bahia desde 1980, é detentora de amplo conhecimento em teoria antropológica, antropologia urbana e estudos feministas. Participou da criação também da Rede Regional Feminista de Estudos Sobre Mulheres e Relações de Gênero (Redor) e do Fórum de Mulheres de Salvador, tendo integrado o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher da Bahia.

Ana Alice, graduada em ciências sociais pela UFBa, fez parte do Grupo Feminista Brasil Mulher – Seção Bahia e atuou de forma marcante em alguns momentos históricos da luta feminista, como o Lobby do Batom, durante a Constituinte Federal, e da concepção da primeira Delegacia Especial de Apoio à Mulher. Foi agraciada com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz 2012, no Senado Federal, ao lado da presidente Dilma, pela contribuição à luta em defesa dos direitos da mulher.

Marta Rodrigues (PT) ocupou a presidência da mesa durante o discurso da colega. Presentes ainda a senadora Lídice da Mata (PSB); a secretária de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, representando do governador Jaques Wagner; Alda Motta, do Neim; Maria Helena Silva, do Brasil Mulher e do Fórum de Mulheres de Salvador; e Sônia Sardenberg, irmã de Cecília, que falou em nome da família. A cantora Eliana Caetano, do Coral da Defensoria Pública, se apresentou acompanhada do tecladista Jorge Marques.