As tardes do rádio em Camaçari ganham mais debate e calor a partir de segunda-feira (2/4), com a estréia de novos programas nas principais FMs da região. Na Sucesso (93.1), o horário das 12 às 13h30 será comandado pelo radialista Marco Antonio, enquanto na Líder, Jamil Calheiros ancora o "Cidadania em debate", novo programa da FM 96.5. Tanto na emissora do ‘Bairro dos 46', como na concorrente, localizada no alto do Parque Satélite, a tranquilidade da programação musical, com novos e velhos sucessos, dá lugar a entrevistas, participação do ouvinte e muita polêmica com a ampliação do debate político.
Responsável pela mexida no dial, o prefeito Luiz Caetano (PT) usa seu poder de ‘controle remoto' mirando a sucessão municipal e a sua consolidação como principal liderança política da região, fundamental para se manter no ‘elenco' de candidatos a sucessão do governador Jaques Wagner, em 2014.
A operação não apenas tirou o radialista Marco Antonio do comando do jornal matutino "De olho na cidade", da Líder. Também levou o PRP, presidido no município pelo comunicador, para a base governista. Além de cargos no governo municipal, como admitiu o próprio radialista, a negociação incluiu o aproveitamento de Marco Antonio numa outra estrutura de comunicação.
Enfraquecer a emissora que sempre contrariou seus interesses políticos e tentar resgatar a credibilidade do radialista, arranhada com a pecha de "traidor" ao mudar de lado, fazem parte da estratégia de Caetano. Com a operação, planejada desde 2010 (Veja matéria), o prefeito aposta na capacidade de Marco Antonio de reverter parte do desgaste e montar mais um palanque eletrônico eficiente para o seu candidato, o petista e atual secretário de Relações Institucionais da prefeituras, Ademar Delgado.
A idéia de Caetano era ‘colar' Marco Antonio no Jornal da Sucesso (6h às 8h), comandado por Roque Santos. Considerado líder de audiência no horário, o radialista não transferiria apenas o microfone com o ‘Ibope' em alta. Marco Antonio terminaria se beneficiando do bom momento profissional do colega.
O que poderia ser bom para o plano governista, num prazo curto se transformaria em ‘ruído' para a credibilidade de Roque Santos, considerado independente e com capacidade de garantir espaço para todas as correntes políticas. Oficialmente ninguém fala, mas sabe-se que reação da emissora foi decisiva para abortar o projeto.
Também passam para a equipe da Sucesso, os apresentadores Raimundo Rui e Gil Santana, a produtora Ana Fabrícia e o repórter Moura ‘Boca Livre'. Raimundo Rui, até a manhã de sexta-feira (30/3), substituto de Marco Antonio, deve assumir a produção do "Jornal do Meio Dia", nome da nova atração da FM 93.1. A função será compartilhada com o locutor Gil Santana, que comandava a programação musical das 9h às 12h, na Líder. Tanto Gil como Rui apostam em programas próprios com a redesenhada da programação da Sucesso.
Com Marco Antonio de segunda à sexta-feira, a Sucesso amplia de 120 minutos para 210 minutos diários sua programação local, onde a política e o dia-a-dia da cidade são os principais temas. A grade local começa às 6H e segue até às 8h, com Roque Santos.
A reação da Líder vem na mesma direção, com o experiente Jamil Calheiros. Morador de Vila de Abrantes, orla de Camaçari, Calheiros aposta numa revista radiofônica, com debata "aberto e sem censura" sobre temas como cidadania, saúde, educação, meio ambiente, com espaço aberto para a população se manifestar livremente. Com a saída de Raimundo Rui, confirmada ao Camaçari Agora, pelo próprio Marco Antonio, o horário das manhãs na 96.5, ganha novo titular. A direção da Líder garante que já tem um plano B.
Texto: João Leite