Política

NOVO CICLO DESENVOLVIMENTO PARA CANDEIAS PASSA PELA ELEIÇÃO DE MARTINS

vide
| 01/04/2012 às 14:16
Apoio da máquina pública ao candidato de Candeias pelo PT, Carlos Martins
Foto: Elói Correa
Os setores portuário e industrial foram os principais focos de discussão do seminário "Novo ciclo do desenvolvimento e geração de emprego em Candeias" que aconteceu hoje (30/03), em Candeias. O evento realizado no auditório da DOW Química, no Centro Industrial de Aratu (CIA), contou com a participação dos secretários estaduais James Correia (Indústria, Comércio e Mineração), José Sérgio Gabrielli (Planejamento) e Carlos Martins (Fazenda), além de Marconi Oliveira (presidente do PROCIA), Osvaldo Miranda Filho (Diretor da Faculdade Regional de Candeias),   representantes da Fieb, Unigel, Dow Química, vereadores, líderes locais e empresários.

   No evento foram discutidos temas como a ocupação das margens do Canal de Cotegipe, novas oportunidades portuárias em Candeias, cogeração de energia através de biomassa e termelétricas. Gabrielle defendeu o planejamento integrado e uma visão global do grande potencial que o Porto de Aratu tem a oferecer.


   Candeias abriga o Porto de Aratu e - na área de influência do CIA -, a DOW Química, segunda maior empregadora do estado, atrás apenas da Petrobras. O primeiro campo comercial de óleo e gás natural do país, descoberto em 1941 e até hoje em atividade, está localizado em Candeias. A cidade é vizinha da Refinaria Landulfo Alves (RLAM).

  
"É preciso dotar o Estado de infraestrutura para receber todos os investimentos previstos", disse Correia que acrescentou que o seminário foi apenas o primero passo para a discussão sobre o novo ciclo de desenvolvimento. De acordo com o secretário, nos próximos 5 anos serão investidos R$ 75 bilhões na Bahia.

  
Com pouco mais de 83 mil habitantes, Candeias, que está localizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a 46 quilômetros da capital, é dona do quinto maior PIB do estado, com suas atividades econômicas girando em torno de um consolidado parque industrial.

  
Para finalizar, Martins falou da necessidade de redefinir o marco regulatório dos portos, além de defender um concistente trabalho de treinamento de mão-de-obra com a instalação de uma escola técnica no entorno do CIA/Candeias.