A presidente Dilma Rousseff, que está de férias na Praia de Inema, Região Metropolitana de Salvador, retorna para Brasília nesta quinta-feira (5). O horário da viagem da presidente não foi divulgado, mas de acordo com a assessoria de imprensa do Planalto deve acontecer a partir desta tarde.
Nos últimos dias de descanso, a presidente tem se dedicado à leitura e suspendeu, há cerca de quatro dias, as caminhadas matinais que fazia em Inema desde que chegou ao local em 26 de dezembro.
Ao contrário do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que sempre que visitava Inema era visto na areia da praia, Dilma só foi fotografada no local uma vez. A areia da praia é o único ponto de visão de quem está fora da Base Naval de Aratu.
De acordo com a assessoria de imprensa da Presidência, o retorno de Dilma a Brasília não foi antecipado. Durante o período de férias, Dilma acompanhou, por telefone, a situação dos Estados atingidos pelas enchentes. Na terça-feira, ela telefonou ao governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e ofereceu o apoio do governo federal para enfrentar as enchentes.
Também na terça, Dilma conversou com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que decidiu interromper o período de recesso e retornou ao trabalho para tratar das ações do governo direcionadas aos Estados afetados pelas enchentes.
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, também antecipou a retomada das atividades. Ele estaria de férias até a sexta-feira, mas voltou a Brasília e já se reuniu com a ministra da Casa Civil para tratar das chuvas.