O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, destacou a importância da Maratona para o calendário de turismo esportivo da capital.
Tasso Franco , da redação em Salvador |
21/09/2025 às 20:18
Maratona Salvador
Foto: PCX
O pernambucano Justino Pedro da Silva venceu, pelo segundo ano consecutivo, a Maratona Salvador 2025, na categoria elite masculina, percorrendo os 42 quilômetros em 2:22:33. No feminino, a vencedora foi a fluminense Rejane Ester Bispo da Silva, que finalizou a corrida com o tempo de 2:51:18. A competição aconteceu na manhã deste domingo (21), com largada e chegada na Arena Canto da Cidade, na Orla da Boca do Rio, e também contou com a prova de meia-maratona (21K), que teve como vencedores o queniano Wilson Maina (1:05:34) e a baiana Jeane Barreto dos Santos (1:17:03).
“Estou muito feliz em ter sido campeão pela segunda vez, e batendo recorde da prova, melhorando em dois minutos a marca do ano passado. Entrei na prova confiante, com a bagagem que tenho. Fui recentemente terceiro colocado no Rio e segundo na Maratona Panamericana, em São Paulo. Estava receoso, pois foram muitas maratonas em apenas dois meses. Mas, graças a Deus, liderei a prova quase toda e consegui a vitória. Importante parabenizar a organização pelo excelente evento”, declarou Justino Silva, que corre há 23 anos e é atleta profissional há 15 anos. Ele é natural de Dormentes-PE e vive há 20 anos em Petrolina-PE.
A fluminense Rejane Bispo destacou a satisfação de correr na capital baiana e vencer a prova, segundo ela, desafiadora. “Sou de Teresópolis, na região serrana do Rio, onde o clima é bem diferente”, disse a atleta, que já havia participado, há alguns anos, na Maratona Salvador, e chegou a ficar em segundo lugar.
O segundo dia de provas foi, mais uma vez, considerado um sucesso pela organização do evento, que reuniu mais de 12 mil atletas de todo o país, apresentando um aumento de mais de 20% em relação à edição passada. “A cada ano, a Maratona Salvador cresce e atrai corredores de todo o Brasil e também de outros países”, afirmou Douglas Cerqueira, diretor da MP3 Marketing – organizadora da competição. Além de contar com o selo da Federação Internacional de Atletismo, a World Athletics, e estar no seleto grupo com a certificação no Brasil, que inclui apenas outras seis provas, a Maratona Salvador entrou para o Top 200 com as melhores performances de pontuação do Ranking Mundial.
TURISMO
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, destacou a importância da Maratona para o calendário de turismo esportivo da capital. “O evento conquistou, rapidamente, um espaço muito importante no Brasil, com a atração de mais de cinco mil pessoas de outras cidades, sendo quase três mil de outros estados. É um número crescente e que impacta positivamente no turismo da cidade”, declarou o gestor do órgão municipal.
Além da Prefeitura de Salvador, a competição também conta com apoio da Petrobahia, FazAtleta/Governo da Bahia, Caixa/Governo do Brasil, Drogasil, Hiperideal, Shopping da Bahia, Accor, Avatim, Smart Fit, VitalMed, Copra, Dengo Laticínio, Café Santa Clara, Claro, Diagnoson, Fotop, Z2, Disk Bananas, Strava, 100% Você, Sensia Incorporadora, Max Recovery, Lotus, Equaliv. Tem patrocínio oficial da Olympikus - maior marca de produtos esportivos do país - e parceria da Associação dos Organizadores de Corrida de Rua e Esportes Outdoor (Abraceo), Federação Baiana de Atletismo (FBA) e Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
42KM – Maratona
Masculino
1º – Justino Pedro da Silva (2:22:33)
2º – Hiago Silva de Oliveira (2:23:14)
3º – Thiago dos Santos Costa (2:23:56)
4º – Renilson Vitorino da Silva (2:24:48)
5º – Fabrício Gomes Santos Pancada (2:27:13)
Feminino
1ª – Rejane Ester Bispo da Silva (2:51:18)
2ª – Vaniclea Moura dos Santos (2:52:46)
3ª – Senara Almeida da Silva (2:57:10)
4ª – Marily dos Santos (2:59:30)
5ª – Rosângela Vieira (3:07:12)