O time de Ceni não jogou tudo o que sabe e pode, mas brigou, competiu e mereceu. Com o resultado, o Tricolor chega a 37 pontos, dorme em 6º lugar, tem dois jogos a menos (a fazer). A rodada 24 segue.
ZedeJesusBarreto , da redação em Salvador |
20/09/2025 às 21:17
Ceará 1x1 Bahia
Foto: Letícia Martins ECB
Um empate justo (1 x 1) num clássico tradicional nordestino disputado palmo a palmo até os minutos finais. O Ceará foi mais objetivo, levou mais perigo e abriu 1 x 0 no primeiro tempo, mas o Bahia teve o controle das ações e criou as melhores oportunidades na segunda etapa; empatou (1 x 1) e, no final, numa ratada feia do becão Gabriel Xavier, quase o Vozão fez – Vina entrou de cara, Ronaldo saiu e fechou bem, desviou e a bota bateu na trave.
Assim, terminou sendo um resultado até melhor para o Bahia, fora de casa. O time de Ceni não jogou tudo o que sabe e pode, mas brigou, competiu e mereceu. Com o resultado, o Tricolor chega a 37 pontos, dorme em 6º lugar, tem dois jogos a menos (a fazer). A rodada 24 segue.
*
Na Arena Castelão/Fortaleza
- Tempo bom (27graus), rivalidade, clássico nordestino, torcida meeira (em torno de 20 mil presentes). Os times já fizeram três jogos este ano, triunfos do Bahia, mas em jogos duros (3 x 2, 1 x 0, 1 x 0), todos na Fonte Nova. As duas equipes com desfalques significativos. Elencos exigidos.
- O Bahia em campo com 36pts ganhos, em 6º lugar; o Ceará, em 11º, com 27pontos. O time da casa de preto & branco; O Bahia inteiro de branco.
*
Com bola rolando ...
- O Bahia começou em cima, mas a primeira chance, em contragolpe foi do Ceará, com Baya em velocidade, pela esquerda. Ronaldo defendeu. Na sequência, após escanteio, Baya pegou a sobra, bateu forte, a bola desviou na zaga, assustando Ronaldo, tudo isso antes dos 5min. O Bahia tocando, amaciando a bola, o Ceará explorando bolas longas, embate físico, marcação curta e velocidade.
- Aos 13’, chutaço de Dieguinho, do meio da rua, por baixo, passou perto. O Bahia tinha mais a bola, o Ceará era mais objetivo, mais perigoso. Aos 22’, grande arrancada de M Araujo, disparou de longe, espalmou o goleiro Bruno, a escanteio. Aos 27’, chute de William José pra defesa de Bruno. Muito equilíbrio, poucos lances de área.
- Aos 45’, numa jogada em profundidade, Arias bloqueou Aylon – ombro a ombro –, dentro da área baiana, e o árbitro apontou pênalti, sob protestos dos tricolores. O juiz avaliou, interpretou a entrada como excessivamente forte.
- Gol! 1 x 0, Lourenço. Bateu a penalidade, Ronaldo defendeu, deu rebote, Lourenço testou pro gol, sem marcação.
Um primeiro tempo muito parelho. O tricolor com mais posse de bola, trocando mais passes, o Vozão mais incisivo, mais pegador... achou o gol num pênalti discutível. Everton, Acevedo, William José com atuações abaixo do normal, errando nos passes, no domínio da bola. Um Ceará mais competitivo em campo. Disputa limpa.
Segunda etapa - Ceni pôs Kayky em campo, saiu Michel Araujo. Mudança ofensiva. Aos 3’, chute frontal de Galeano, Ronaldo catou. Um Bahia com mais apetite.
- Gol! 1 x 1, Bahia, William José. O Bahia entrou tabelando pela esquerda, Sanábria, e Everton Ribeiro deixou William José livre, na pequena área, para finalizar. Aos 12min. O empate.
- Kayky desbrava Jean Lucas arremata, o goleiro espalma. O Bahia era melhor, atuava mais no campo inimigo, controlando as ações.
No Ceará, Pedro Henrique e Vina em campo, logo depois, Zanocello – por volta dos 20’. No Bahia, Nestor e Rezende (sairam Everton e Acevedo). Aos 21’, cruzamento da direita e mergulho em cabeçada de Sanábria, grande defesa de Bruno. O jogo fica aberto, franco, um lá e cá.
- Aos 30’, Tiago em campo, saiu William José, o autor do gol de empate. A torcida do Vozão inflamando. Muito equilíbrio. Lucas Lima e Fernandinho no Ceará, últimas tentativas de Leo Condé, aos 38’. O Vozão acelerando. O Bahia mantendo o ritmo, no toque. Aos 43’, Tiago recebeu na área, girou e bateu forte, pra fora, assustando o torcedor cearense. Iago Borduchi no lugar de Sanábria, aos 44’. O Tricolor atuando mais no campo inimigo. O Vozão postado pro contragolpe.
- O árbitro acrescentou 5min. Aos 48’, Gabriel Xavier, com bola dominada, vacilou e Vina entrou cara a cara, livre, Ronaldo saiu bem, desviou e a bola bateu na trave. Ufa! Aos 49’, chute de Juba, de longe, pra fora. Emoções fortes, até o final. Deu empate, justo.
*
Destaques
- No Bahia, Ronaldo fez uma defesa incrível, garantindo no final. Sanábria, agitou. Kayky entrou bem. Everton pelo passe genial para o gol de William José.
No Vozão, Dieguinho incansável; a malandragem de Sobral, Baya perigoso.
*
Ficha Técnica
- O Ceará ‘Vozão’ do treinador Leo Condé: Bruno, Rafael, Marllon, Willian e Nicolas; Dieguinho, Sobral e Lourenço; Galeano, Aylon e Paulo Baya.
- O Bahia escalado por Rogério Ceni Ronaldo, SantiÁrias, Gabriel Xavier, Ramos Mingo e Juba; Acevedo, Jean Lucas, Everton Ribeiro, Michel Araújo; William José e Sanábria.
- Arbitragem de Lucas Casagrande, PR. Caseiro, mas não complicou num jogo difícil de apitar.
*
Pela rodada 25, Bahia x Palmeiras, Fonte Nova, dia 28. 16h
**
- Botafogo 1 x 0 Atlético MG; Vitória 0 x 1 Fluminense; às 21h, Palmeiras x Fortaleza.
A rodada segue no domingo.