- O Leão baiano ficou meio tonto com o gol levado. Aos 12’, cabeçada de Lucero
ZedeJesusBarreto , Salvador |
13/09/2025 às 18:43
Fortaleza 2x0 Vitória
Foto: Mateus Lofti
Um Vitória brigão mas confuso, desarrumado, sem padrão coletivo, sem poder ofensivo perdeu (2 x 0) mais um jogo fora de casa e continua entre os quatro últimos na tabela de classificação. O Fortaleza, de treinador novo, foi mais objetivo, jogou o suficiente pra vencer, retomar a confiança; mas o time continua na vice-lanterna da competição – o argentino Palermo vai ter muito trabalho para que a equipe volte a praticar um futebol coletivo mais vistoso, como nos bons tempos de Vodjvoga.
Foi um confronto muito igual, muita disputa pela bola mas pouca criatividade. Destaque para o belo e raro gol do lateral Pacheco, o segundo, que roubou a bola no meio de campo, varou a defensiva baiana inteira e finalizou de cara com o goleiro. Esse gol, no começo do tempo final, quebrou a reação rubro-negra.
**
Arena Castelão/Ceará
- Valendo pela 23ª rodada, duelo de ‘leões’, o cearense na penúltima posição da tabela (apenas 15pontos), o baiano na porta de dentro da zona do miserê, 17º colocado, com 22pontos. As duas equipes com treinadores novos, em busca de salvação – o argentino Palermo no Fortaleza e o caseiro Rodrigo à frente do Rubro-negro baiano. Confronto direto na parte de baixo da tabela. Expectativas.
- Clima limpo, fim de tarde ensolarada, pouca gente pra muito espaço nas arquibancadas, gramado verdinho, fofo e mastigado; o torcedor do ‘laions’ bem desanimado. Presença de uma ‘moquequinha’ de baianos rubro-negros.
- O tricolor cearense com camisa tricolor, listrada. O Vitória da Bahia de branco.
*
Com bola rolando ...
- O time da casa começou em cima, forçando, mas a primeira boa tentativa foi do Vitória, com Kayzer chutando da entrada da área cearense, pra fora. A resposta aos 13’, numa finalização de Mancuso, de sem-pulo, bateu e desviou em Ramon, assustando. Mais disputado que bem jogado. Muito travado com faltas, simulações. Equilíbrio.
- Aos 21’, novo chute de Mancuso, cruzado da direita, rasante, fora. Aos 24’, Erck experimentou João Ricardo, que espalmou o chute forte, por baixo. Parada para reidratação aos 27’; os treinadores no ‘buxixo’ com os jogadores.
- Gol! 1 x 0 Fortaleza, aos 31min. Vacilo na saída de bola defensiva baiana, bola roubada, Mancuso quase atropelado por Breno Lopes que assumiu, já na área inimiga, e bateu forte, cruzado, no chão; Arcanjo foi, mas não achou. O gol saiu num momento de ações bem parelhas.
- E a partida caiu de ritmo, entrou em banho-maria, sem grandes emoções, poucos lances de área. E deu ‘lions’ de Fortaleza na primeira etapa, 1 x 0, com ações bem equilibradas no gramado.
Segundo ato – Logo no começo...
- Golaço! 2 x 0 Fortaleza, aos minutos. Bruno Pacheco roubou a bola no meio campo, pela esquerda e arrancou, levou vários no papo fechando pro meio, invadiou a área, livrou-se da marcação e bateu forte, seco, no canto. Deixaram o cara costurar.
- O Leão baiano ficou meio tonto com o gol levado. Aos 12’, cabeçada de Lucero
na trave de Arcanjo, após cobrança de escanteio; na sequência, duas boas intervenções de Arcanjo, evitando o pior.
- Por volta dos 15’, os treinadores trabalhando. Pelo Fortaleza, Rodrigo e Crispim em campo; no Vitória, o retorno do apoiador Dudu e a volta de Mateuzinho ao meio-campo. Rodrigo Chagas avançou as linhas da equipe, ao ataque em busca do empate. Os donos da casa já sem pressa, administrando a vantagem.
- Aos 29’, Marinho tabelou com Mancuso e bateu seco, de canhota, passou triscando o rodapé esquerdo de Arcanjo, só torcendo. O Vitória foi pro ataque, na pressão, mas sem dar trabalho ao goleiro J Ricardo. Os cearenses bem postados na defesa, fechadinhos, só arriscando no contragolpe, na boa.
Aos 47’, Enzo Lopes carimbou o poste de J Ricardo, numa cabeçada, após boa jogada de mateuzinho. Aos 47’, Marinho desperdiçou, bateu pra fora de dentro da grande área. Aos 51’, três atacantes cearenses contra dois defensores, duas chances claras de gols na área adversária, faltou qualidade nas finalizações. Deu ‘Lions’.
*
No Vitória não faltou garra, mas a equipes está desarrumada, sem padrão coletivo. O goleiro do tricolor cearense praticamente não trabalhou.
Palermo se deu melhor, venceu, seu time foi mais eficaz, bom trabalho da linha defensiva.
*
Ficha Técnica:
- O Fortaleza do estreante Martín Palermo: J. Ricardo, Mancuso, Britez, Gastón Avila; Pikachu (Marinho), Prior, Pierre (Rodrigo), Pereira (Pochetino) e Pacheco; Lucero (Barreiro)e Breno Lopes (Crispim).
- O Vitória de Rodrigo Chagas: Lucas Arcanjo, Cáceres, Halter, Camutanga e Ramon. William, Baralhas, Aitor Cantalapiedra (Dudu); Erick, Kaizer e Osvaldo (Mateuzinho). Entraram ainda Romarinho, Enzo Lopez,
- No apito, a paulista Édina Alves, de São Paulo. Sem erros técnicos mas para demais o jogo, e conversa muito.
*
Na sequência, Vitória x Fluminense, sábado, dia 20, 16h, Barradão.
*
Dois outros jogos de sábado:
- Grêmio 0 x 1 Mirassol (com esse resultado, o time paulista rouba o quarto lugar do Bahia, que ainda joga, na segunda-feira.
- Às 8h30, Palmeiras x Internacional e Fluminense x Corínthians às 21h.
- Às 8h30, Palmeiras x Internacional e Fluminense x Corínthians às 21h.
- A rodada segue no domingo e fecha na segunda-feira, 20h, com o confronto
Bahia x Cruzeiro, na Fonte Nova. Disputa por espaço no alto da tabela. Bom lembrar que no primeiro turno, em BH, os mineiros nos enfiaram 4. Um amasso.
**
Definidos os confrontos de semifinais da Copa do Brasil 2025:
- Cruzeiro x Corínthians; Fluminense x Vasco da Gama.
Por conta do calendário atolado, só vamos conhecer o Campeão lá pros meados de dezembro.
**
Zedejesusbarreto 13set2025