O Bahia poupou seu time titular e ainda assim venceu o Confiança por 9x1 no acumulado
ZedeJesusBarreto , Salvador |
06/09/2025 às 20:05
Bahia 5x0 Confiança
Foto: Rafael Rodrigues
Cinco a zero no placar, cinco títulos conquistados (penta). 100 gols marcados na temporada, um 9 x 1 histórico no placar agregado, algo inédito numa final da competição.
Em campo, um atropelo, lá em Aracaju e cá na Fonte Nova. Mesmo com uma equipe mesclada, usando muitos jogadores da base, o Bahia se impôs, jogou sério, foi absoluto. O torcedor agradecido, coração lavado, cantando o hino: “É assim que se resume a sua história!”. Parabéns a Ceni, belo trabalho, seu segundo título no ano. A torcida sem deixar as arquibancadas até a entrega da taça. “O Campeão voltou”!
*
Na Fonte Nova
- Fim de tarde e boca de noite limpas de um sábado quase primavera, lua gorda, a cidade em festa (véspera do 7 de setembro), arquibancadas lotadas (cerca de 50 mil presentes), tri-coloridas. Como o Bahia venceu (4 x 1) o primeiro confronto, em Aracaju, a torcida em peso já comemorava por antecipação o título - o quinto do clube Nordestão, só o Bahia seria penta (venceu também em 2001, 2002, 2017, 2021). O treinador Ceni conquistando o 9º título na carreira, e o segundo este ano (o Bahia é atual campeão baiano).
- O Tricolor baiano com seu uniforme listrado/verticais, calções azuis; o campeão sergipano de camisetas e calções brancos com detalhes em azul.
*
Com bola rolando ...
O Bahia desde o começo predominante, dono da bola, trocando passes, amassando, sem deixar o adversário respirar.
- Gol! 1 x 0 Bahia, logo aos 5 minutos. Tiago, de centroavante, escorando ótimo cruzamento de fundo, da esquerda, de Nestor.
- Gol! 2 x 0 Bahia, Lucho, escorando na direita, de primeira, um cruzamento largo de Iago, da esquerda. Golaço, aos 11minutos.
Aos 16min, um chute de longa distância de Dionisio, nas mãos de Ronaldo.
- Gol! 3 x 0 Bahia, aos 17min. Rezende, escorando na frente da pequena área um chute frontal do garoto Sidney, que pegou um rebote nas imediações da meia lua.
O Tricolor passou a maneirar, diminuiu o ímpeto, a trocar passes, sem pressa, cozinhando. Os sergipanos respiraram e começaram a jogar, também, mas sem conseguir penetrar na defesa baiana.
- Gol! 4 x 0 Bahia, Tiago, de cabeça, escorando outro cruzamento preciso de Iago, da esquerda. Aos 36minutos. Fácil.
- Gol! 5 x 0, aos 40’. Tiago, recebeu ótimo passe, em profundidade, de Cauly e bateu no canto, na saída do goleiro. O 100º gol do Bahia na temporada.
Aos 45’, Nestor acertou a trave, ante de o árbitro apitar para o intervalo, a hora da merenda.
Um Bahia absoluto nos primeiros 45 minutos. Superioridade técnica, individual e coletiva. A equipe de Ceni entrou com respeito à torcida, ao adversário, jogando com seriedade e os gols foram saindo, naturalmente. A essa altura, 9 x 1 no placar agregado. Dizer mais o quê? Com diz a galera: O Bahia brocou! Destaques para os garotos Tiago, três gols, e Sidney, à vontade, cabeça erguida.
Segundo ato – Dilema sergipano: atacar, tentar diminuir o prejuízo ou se fechar pra não levar mais gols? O treinador trocou quatro, subiu as linhas, passou a marcar com mais dureza, com faltas, e foi tentar alguma coisa na frente, incomodar um pouco. O Tricolor no seu totó, amaciando, controlando as ações, evitando os choques, administrando a larga vantagem.
- Aos 15’, Ceni lançou Ze Guilherme e Vitinho; saíram Iago e Michel Araujo. Antes dos 25’, Everton Ribeiro (pra levantar a taça) e Juninho (saíram Sidney, que jogaço!, e Cauly, aplaudido, enfim). E o torcedor a gritar ‘É Campeão!’. Por volta dos 30’, Ronaldo deu caruara, de araque, cedendo lugar para Danilo Fernandes jogar e se sentir também campeão.
- Blitz tricolor aos 31,32, quase o Bahia ampliou. A garotada que entrou voltou a pressionar na frente. Aos 41’, Gabriel Xavier pegou de frente um cruzamento de Gilberto, por cima. O Bahia é penta! Festa incrível na Fonte, espalhando-se pela cidade, com foguetório nos bairros.
*
Destaques
O coletivo, a aplicação de todos, a postura. No individual, Iago Borduchi, Rezende e Nestor no comando. Os garotos Sidney, na moral, e Tiago (3 gols)
*
Ficha Técnica
- O Bahia escalado por Rogério Ceni: Ronaldo, Gilberto, Gabriel Xavier, Rezende e Iago Borduchi; Sidney, Nestor, Michel Araujo e Cauly; Tiago e Lucho Rodriguez.
- O Confiança/SE do treinador Luizinho Vieira: Allan, Wériton, Renilson, Valdo, Eduardo Moura e Airton; Dionísio, Luis Otávio e Mateuzinho; Camarão e Neto Oliveira (Vitinho, Maikon, Danilo, Breyner, Fabricio).
- No apito, Afro Rocha de Carvalho Filho/ PB.
Pela Copa do Brasil, o Bahia joga na noite (19h) de quarta-feira, no Maracanã, contra o Fluminense; decide vaga nas semifinais. O Tricolor baiano venceu (1 x 0) na Fonte Nova.