O torcedor deve estar feliz pela classificação mas, com certeza, questionando o futebol pobre e sem criatividade da equipe. O Retrô fez o que pode, brigou, correu, se defendeu e até arriscou no final.
ZedeJesusBarreto , Salvador |
06/08/2025 às 22:24
Retrô 0x0 Bahia
Foto: Rafael Rodrigues
Prevaleceu o placar da Fonte Nova, 3 x 2, e o Tricolor segue adiante, classificado para as quartas de final da competição. O jogo em Pernambuco foi murrinha, sem gols, e com pouca qualidade técnica. Pouca gente pra ver, gramado fofo, encharcado e pesado. Um Bahia murrinha, jogando burocraticamente pra não perder, pouco agressivo, alguns sustos. O torcedor deve estar feliz pela classificação mas, com certeza, questionando o futebol pobre e sem criatividade da equipe. O Retrô fez o que pode, brigou, correu, se defendeu e até arriscou no final. O primeiro tempo do Bahia foi melhor, o segundo foi um baba.
**
Já classificados, até aqui: Bahia, Botafogo, Atlético MG, AthléticoPR ...
*
No Grande Recife
- Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, com a maior parte das arquibancadas vazia (presença de tricolores), menos de três mil presentes, um relvado bonito, de longe, grama alta. Tempo instável, chuvoso, e jogo decisivo, valendo vaga nas oitavas de final da competição.
O Tricolor baiano com a vantagem de ter ganho o primeiro confronto na Fonte Nova -(3 x 2), precisando apenas de um empate para seguir adiante. O jovem time pernambucano buscando fazer história.
- O Retrô com vistosa camisa azul, calções amarelos/ouro; o Bahia inteiro de branco, com detalhes em vermelho&azul.
*
Com bola rolando ...
- Desde o começo, o time da casa na correria, taludo, marcando forte, fazendo pressão, explorando os lados do campo e alçando bolas na área baiana. Aos 11’, primeira boa investida tricolor, com Kayky pela esquerda; ganhou escanteio. Com o andamento do relógio, o Tricolor passou a comandar as ações, com mais posse de bola. Aos 18’, Cauly tentou da entrada da área, mas pegou mal na bola. As ações acontecendo no campo pernambucano. Escanteios seguidos em favor do Tricolor, mas poucas e más finalizações.
- Duas, três boas chegadas do Bahia pela direita, bolas de fundo, escanteios, mas nada de bons chutes a gol. O Retrô se defendia, apenas, como se estivesse ganhando, garantindo o placar. O Bahia também sem pressa nenhuma, banho-maria.
- Aos 37’, Kayky fez fila e foi derrubado; Lucho bateu falta e Volpi defendeu bem. Na volta, a primeira boa chance do Retrô, na finalização de Fialho, de dentro da área, frontal, grande espalmada de Ronaldo. Foi a melhor chance de gol na partida até ali, 39 min. O Retrô mostrando as unhas no final. O àrbitro acrescentou mais 3 minutos, o Bahia em cima, assediando, rondando... No último lance, boa jogada de tabela pela direita, cruzamento de fundo de Árias, Lucho escorou, ótima defesa de Volpi. Foi só.
- O Bahia foi melhor, controlou as ações na primeira etapa, teve muitos escanteios a favor (10, ao todo), assediou mas... nada de gol. Sem maior efetividade, pouca agressividade. O Retrô teve uma boa chance, por volta dos 39min. Nada definido. Boas atuações de Kayky e Arias. Do lado do Retrô, a aplicação defensiva. Uma partida morna.
Segundo ato - O centroavante Mascote, mais jovem, no lugar do veteraníssimo Love, pelo Retrô. O time da casa apostando na velocidade de um contragolpe. O Bahia no seu totó. Aos 4’, defesa arrojada de Volpi, impedindo o chute de Lucho. Aos 6’, Kayky pela esquerda serve Lucho que bate rasteiro, cruzado, defesa de Volpi. Como nada acontecia, Ceni pôs em campo Ademir e Michel Araújo, saíram Everton e Cauly, apagados (antes dos 30min).
- Aos 25’, boa trama, Lucho desperdiçou outra boa chance, em passe de Kayky. Na sequência, após vacilo de Ronaldo, quase o Retrô marcou; David Duarte salvou. Aos 27’, bomba de Lucho, passou perto. O jogo fica aberto, perigoso, o Retrô arriscando tudo. E o Bahia a desperdiçar chances. Aos 34’, Juba tentou de longe, defesa de Volpi.
Suspense, com bolas alçadas pelos pernambucanos na área tricolor.
- Passou dos 40min e nada definido, lá e cá. Aos 45’, boa trama, Ademir rolou e Jean Lucas acertou o travessão de Volpi. O árbitro acrescentou 6 min. Nada mais aconteceu.
*
Ficha técnica
- O Retrô do técnico Itamar Schülle: Volpi, Eduardo, Robson, Rayan e Salomão; Diego Guerra, Iba Ly, Richard e Gledson; Tales e Wagner Love. (Fialho, Mascote, Maike, Felipe, Eduardo Porto)
- O Bahia escalado por Rogério Ceni: Ronaldo, SantiÁrias, Davi Duarte, Gabriel Xavier e Juba; Caio Alexandre (Rezende), Everton Ribeiro (Ademir), Cauly (Michel Araújo) e Jean Lucas; Lucho (William José) e Kayky (Tiago).
- Árbitro de São Paulo, Matheus Delgado Candançan no apito.
*
O Bahia volta a jogar no sábado, às 21h, contra o Fluminense/RJ, na Fonte Nova, valendo pelo Campeonato Brasileiro/SérieA.
**
Outros jogos decisivos da quarta-feira pela Copa do Brasil:
- Atlético Mineiro 0 x 1 Flamengo; na cobrança de pênaltis deu AtléticoMG;
RB Bragantino 0 x 1 Botafogo (classificado); Athlético PR 1 x 0 São Paulo; nos pênaltis, deu
Às 21h30: Fluminense x Internacional; Palmeiras x Corínthians.