Esporte

BAHIA E VITÓRIA APOIAM REINALDO CARNEIRO BASTOS PARA PRESIDENTE DA CBF

Ednaldo Rodrigues ao que se vê está rifado do processo eleitoral
Tasso Franco , Salvador | 17/05/2025 às 14:39
Reinaldo Carneiro é presidente da FPF
Foto:
   O presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Reinaldo Carneiro Bastos, confirmou sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).  O anúncio foi feito neste sábado (17.mai.2025), após a convocação de novas eleições marcada para o próximo dia 25, em meio à crise institucional que levou ao afastamento de Ednaldo Rodrigues..

Irritados por se considerarem ignorados no processo de construção de uma candidatura à presidência da CBF, dirigentes de clubes da Libra e da LFU (Liga Forte Futebol) se reuniram na manhã deste sábado. Eles debateram o processo desencadeado com a queda de Ednaldo Rodrigues. No início da tarde, eles divulgaram uma nota em que 32 declararam apoio a Reinaldo Carneiro Bastos, da Federação Paulista de futebol.

Durante a reunião, foi lembrado que Samir Xaud, um dos potenciais candidatos ao pleito, não procurou os clubes para buscar uma união, diferentemente do que ocorreu com Reinaldo. Xaud, de 41 anos, é o presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol e conta com apoio da maioria das federações. O roraimense enfrenta rejeição de clubes, principalmente da Série A, por vir de federação com pequena relevância no cenário nacional do futebol.

Dos 40 times das Séries A e B, oito não assinaram a nota de apoio a Reinaldo Carneiro Bastos: Grêmio, Palmeiras, Volta Redonda, Paysandu e Remo, no bloco da Libra, e Botafogo, Vasco e Athletic, pela LFU.

A nota dos clubes foi divulgada nas redes sociais da LFU. O texto reforça que "falta liderança, falta decisão, falta transparência, falta respeito" e "falta protagonismo dos Clubes" no futebol brasileiro. O comunicado reitera que os blocos estão unidos na intenção de criar uma liga e, portanto, definem apoio ao candidato paulista.

Assinam a nota de apoio a Reinaldo Carneiro Bastos os seguintes clubes:
Da Série A: Atlético-MG, Bahia, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Bragantino, Santos, São Paulo, Sport, Vitória
Da Série B: Amazonas, América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, CRB, Cuiabá, Ferroviária, Goiás, Novorizontino, Operário-PR, Vila Nova

A matemática da eleição
O apoio dos 32 clubes representa pelo menos 48 votos para Reinaldo Carneiro Bastos na eleição. Times da Série A têm peso 2, e as equipes da Série B têm peso 1. As federações têm peso triplicado no pleito. Para ser eleito presidente da CBF, um candidato precisa, pelo menos, de 71.

No entanto, o principal obstáculo do paulista deve ser para registrar sua chapa. Para concorrer à presidência da CBF, um candidato deve ter apoio de oito federações e cinco clubes. Seu concorrente, Samir Xaud, tem apoio dos 19 mandatários das entidades estaduais que assinaram um manifesto por renovação. Bastos teria que, pelo menos, ter o apoio das oito demais.

Os pesos dos votos nas eleições da CBF:

Votos das 27 federações: peso 3
Votos dos clubes da Série A: peso 2
Votos dos clubes da Série B: peso 1