Esporte

COPA DO NE: BAHIA VENCE CEARÁ 3X2 E GARANTE LIDERANÇA E CLASSIFICAÇÃO

O Bahia abriu 3x0 e o Ceará quase empata no final
ZedeJesusBarreto ,  Salvador | 26/03/2025 às 21:33
Bahia 3x2 Ceará
Foto: Leticia Martins
 

 Cinco gols, um jogão de bola, deu Bahia 3 x 2 no grande clássico de dois campeões nordestinos! O Bahia chegou a abrir 3 x 0, mas o Vozão deu algum sufoco no final.  Dois estilos, duas propostas de jogo diferente. O Tricolor tramando, trocando passes, envolvendo, dominante na maior parte do tempo. Mas o Ceará vendeu caro, correu e lutou muito, até o fim, aplicado, determinado. Bom de ver.  Valeu.

*

Na Fonte Nova

- Noite calorenta, céu limpo, arquibancadas com público presentes de cerca de 30 mil pessoas; esperávamos mais por conta do histórico desse clássico nordestino. Mas, grana curta, dia de trabalho, horário ruim. Duelo entre os campeões estaduais, títulos conquistados no fim de semana passado, jogo valendo pela 4ª rodada (atrasada) da competição, disputa de liderança do Grupo B, fase classificatória. Um clássico nordestino, uma rivalidade antiga.

- As duas equipes, ainda de ressaca pela comemoração dos títulos e já de olho no Brasileirão que começa no próximo fim de semana, em campo com equipes mescladas, o Tricolor com seu time alternativo. Os treinadores, Ceni e Leo Condé, se conhecem bem. São estilos de jogo bem distintos.

- O Bahia em campo com um padrão todo azul, detalhes em vermelho e branco. O Vovô cearense inteiro de branco, detalhes pretos.

- Troca de faixas entre os jogadores campeões estaduais, antes de a bola rolar.  

*

Com bola rolando ...

- O Bahia com bola no chão, linhas avançadas, trocando passes, o Ceará retraído, fechadinho, marcando, postado para o bote no contragolpe em velocidade. Aos 6’, primeira chegada do Tricolor, trocando passes, Lucho dividiu com o goleiro que, arrojado, evitou o gol.

- Aos 14’, chute de longa distância de Acevedo, Bruno catou. Aos 16’, a resosta cearense com chute de longe de Sobral, Ronaldo encaixou. O Vovô já saía mais de trás, subindo as linhas de marcação. Mais equilíbrio de ações. Aos 22’, arrancada de Kayky pela direita, Lucho tentou de primeira mas pegou mal na bola. Aos 27’, nova tentativa de Acevedo, de longe, fora do alvo.

 

- Gol! 1 x 0, Lucho, aos 28min. Blitze tricolor, Gilberto cruzou forte, à meia altura, da direita, e o artilheiro pegou de prima na pequena área, abrindo o placar.  

Aos 36’, Gilberto arriscou, fora.  Os cearenses foram pra cima, arriscando de longe, cruzando, alçando, obrigando Ronaldo a trabalhar. Aos 42’, uma defesaça de Ronaldo, evitando o empate.    

 

  Nada definido, o Vovô estava bem vivo, mas o Bahia foi pro intervalo com a vantagem, 1 x 0; justo, o Tricolor teve mais posse de bola, tramou e evoluiu com boas trocas de passes, jogou mais no campo adversário, criou boas chances. Um Ceará reativo, marcando bem, pegada forte, perigoso nos contragolpes. Uma primeira etapa bem jogada, limpa, boa de ver.

  Segundo tempo – Logo na saída, aos 15 segundos...

- Golaço! 2 x 0 Bahia. Erick evoluiu pela direita e mandou bala, da entrada da área, acertando a costura da rede. Belo chute.

 Aos 11’, Ceni pôs Ademir, saiu Kayky.   Aos 14’, numa trama em passes de primeira  desde a defesa, Érick quase ampliou.

 Aos 16’, Condé tirou Sobral e Mugni que correram muito e cansaram, entrando Dieguinho e Fernandinho. Pra cima, Vozão!

- Gol! 3 x 0 Bahia, Erick, pegando o rebote de Bruno, após cabeçada de David Duarte, de cara, em cruzamento de Gilberto. Aos 19min.

Não demorou...  

- Gol! 3 x 1, o Ceará diminuiu, aos 20min. Cruzamento da direita de Rômulo, à meia altura, Ronaldo mergulhou, falhou no corte e Fernandinho, livre na pequena área, completou.

 Aos 23’, cruzamento de Borduchi, da esquerda, cabeçada de Erick, por cima. Ficou aberto, lá e cá. Aos 24’, Fernandinho levou a marcação de Gilberto e bateu colocado, passou perto do ângulo esquerdo de Ronaldo, que só espiou. Ficou emocionante. Aos 26’, Borduchi arrematou da entrada da área, tirou casquinha no travessão de Bruno.

Antes dos 30’, Ceni fez outras trocas: – Juba entrou, saiu Borduchi; Éverton no lugar de Cauly, e Pulga no de Nestor.  O Vovô foi inteiro pra cima, marcando alto, fustigando,  exigindo da defensiva baiana, correndo muito.

- Gol! 3 x 2 Ceará, aos 37’. Fabiano, de cabeça, após cobrança de escanteio, a defesa parou, a testada foi no cantinho.   

Aos 38’, Pulga arrancou pela esquerda, o becão salvou quase em cima da linha. Caio Alexandre em campo, saiu Acevedo. Aos 40’, boa trama tricolor, finalização de Caio Alexandre, grande defesa de Bruno, espalmando. O Árbitro acrescentou sete minutos ao tempo normal. O torcedor em transe.  Deu Bahia!

Destaques:

 - Acevedo jogou demais, Erick (dois gols), Lucho... o miolo de zaga. O futebol coletivo do Tricolor. 

  A reação, a aplicação, a força do Vovô na segunda etapa.

*

Ficha Técnica

- O Bahia escalado por Rogério Ceni: Ronaldo, Gilberto, David Duarte, Rezende e Borduchi; Acevedo, Erick, Nestor e Cauly; Kayky e Lucho Rodriguez.  

- O Ceara do técnico Leo Condé: Bruno, Fabiano, Marllon, William e Nícolas; Sobral, Lourenço, Mugni e Rômulo; Galeano e Aylon. (Mateus, Rafael)

- Árbitro, Afro Rocha de Carvalho Filho, da Paraíba.

*

 O Bahia volta a jogar no domingo à noite, 20h, na Fonte Nova, estreando pelo Campeonato Brasileiro Série A, o Brasileirão, contra o Corínthians.

O Ceará estreia contra o RB Bragantino, em Bragança Paulista.