Vitória mantém a invencibilidade
ZedeJesusBarreto , Salvador |
19/02/2025 às 23:49
Fortaleza 1x2 Vitória
Foto: Victor Ferreira ECV
Um grande resultado do Vitória, fora de casa, de virada (2 x 1) contra o Fortaleza e jogando bola, competitivo, objetivo, fazendo um segundo tempo dominante. Com o triunfo, o Vitória chegou a 10 pontos e lidera o grupo A, nessa primeira fase da competição. O Sport Recife na cola, com 9 pontos e o Fortaleza, apático, enfastiado, com 6. O resultado assegura uma invencibilidade de 17 jogos e enche de esperança e confiança o grupo de Carpini e o torcedor do rubro-negro baiano.
**
Arena Castelão/Fortaleza
- Duelo de Leões, em jogo a liderança do Grupo A na primeira fase classificatória da Copa do Nordeste, um clássico nordestino de série A (o Sport Recife lidera). Quarta rodada. Noite limpa, 28 graus.
Aquele gramado mastigado, fofo, pesado mas jogável, e arquibancadas com muitos vazios.
- O Tricolor cearense, atual campeão do Nordeste, de azul com detalhes em vermelho e branco; o Rubro-negro com seu uniforme dois, o branco com firulas em vermelho e preto.
*
Com bola rolando...
- O Vitória começou como se estivesse no Barradão, em cima, explorando a velocidade na ofensiva. Logo aos 3 min, saiu Fabri (sentindo o joelho, depois de uma dividida com Marinho) e entrou Janderson. Aos 6’, Marinho acelerou e finalizou, mas estava completamente impedido.
- Equilíbrio de ações, dois estilos de jogo: o Lions do Pici cadenciando, trocando passes, o Leão baiano na correria, passes longos, brigando mais pela bola, marcando alto, mais agressivo. Aos 16’, primeira boa chegada dos cearenses, chute de Mancuso, boa defesa de L. Arcanjo.
- Aos 26’, com L Arcanjo fora da área, Breno Lopés tentou surpreender da esquerda, sem ângulo, mas Edu salvou de cabeça, atento na cobertura dentro da pequena área. Aos 32’, Mancuso disputou bola cruzada com o goleiro Arcanjo, que foi mais esperto, ganhou o lance.
- Gol! 1 x 0 Fortaleza, Lucero, aos 39min, acertou um chutaço da intermediária, pelo alto, estufando as redes de Arcanjo, abrindo o placar.
Jemerson arriscou aos 48’, de longe, pra fora. E foi só, numa primeira etapa morna, sem grandes emoções, salva pelo belo gol de Lucero, de longe. O goleiro do Fortaleza catou algumas bolas alçadas, em escanteios e mais nada. Uma segunda etapa em aberto.
Segundo ato – Carpini tirou um zagueiro, Edu, e colocou um atacante, Mosquito, pelo lado direito; mais que uma troca, mudança no esquema de jogo, agora sem os três zagueiros, o time teoricamente mais ofensivo. O Leão baiano com as linhas avançadas.
- Gol! 1 x 1 Vitória, aos 7 minutos. O Fortaleza vacilou na saída de bola defensiva, com Ze Wélisso, Baralhas roubou e achou Mosquito na direita, ele fechou pro meio e acertou uma paulada de canhota, no canto, empatando.
- O Rubro-negro voltou melhor, fustigando, com mais apetite. Os donos da casa na maciota, com fastio, sem pegada. Aos 18’, David Luiz sentiu desconforto e deixou o campo, Kuscevic entrou na zaga; e Pochettino no lugar de Zé Wélisson. O tempo passava, o Leão do Pici cochilando, o torcedor inquieto, e o Leão baiano em cima, aceso. Daí...
- Gol! 2 x 1, Baralhas, aos 36 min. A virada no chutão frontal de Baralhas, do meio da rua, por baixo, no canto, e o goleirão aceitou.
Aos 41’, depois de uma falta nas proximidades da área baiana, Kaiser acertou uma testada na trave de L Arcanjo. Aos 45’, W. Rato cobrou falta da entrada da área cearense, J Ricardo espalmou a escanteio. Aos 46’, Rato cobrou outra falta frontal, o goleiro catou. Aos 47’, cabeçada forte de Moisés, Lucas Arcanjo segurou, não deu troco. Era só administrar...
*
Destaques
- Mosquito, Baralhas, Mateuzinho, William... e o treinador Carpini, pela leitura de jogo e as mudanças feitas no vestiário.
*
Ficha técnica
- O Fortaleza do treinador Vojvoda: João Ricardo, Mancuso, David Luiz (Kuscevic), Ávila e Bruno Pacheco; Pol Fernandez, Zé Wéllison (Pochettino) e Callebe (Kaiser); Marinho (Pikachu), Lucero e Breno Lopes (Moisés).
- O Vitória escalado por Carpini: Lucas Arcanjo, Edu I(Mosquito), Neris, Helter; Cáceres, Baralhas, William, Mateuzinho e Jemerson (Hugo); Lucas Braga (W Rato) e Fabri (Janderson, depois Carlinhos).
- Arbitragem: Denis Ribeiro Serafim/AL
*
No sábado, às 18h30, Atlético Alagoinhas x Vitória, pela última rodada da fase classificatória do Baianão.
*
Pelo Baianão:
Jacobina 0 x 3 Atlético Alagoinhas (Jacobina já desclassificado); Jacuipense 3 x 0 Porto (o Jacupa assumiu a vice-liderança) .