Esporte

BAHIA VENCE BARCELONA NO BARRADAO E PRATICAMENTE GARANTE CLASSIFICACÃO

Bahia está praticamente classificado para o quadrangular final do Baianão
ZedeJesusBarreto ,  Salvador | 15/02/2025 às 18:44
BAHIA 1X0 BARCELONA
Foto: Leticia Martins ECB


 Foi um placar chocho (1 x 0) para o domínio do Tricolor em quase toda a partida, sem levar sustos atrás, mas o torcedor presente ao Barradão bem que queria e merecia mais gols. Faltou capricho nas finalizações e a boa atuação do goleiro Waldson evitou um placar mais elástico. Ceni, já com todas as atenções voltadas para o jogo de terça, pela Libertadores, lançou um time mesclado, pôs uma meninada pra jogar na segunda etapa e pareceu satisfeito com o resultado. Importante foram os três pontos que praticamente garantem já o Bahia como um dos classificados para a fase seguinte e decisiva da competição. No mais, aquele padrão de troca de passes, curtos, bola no chão, trançando, dono da bola. 

Rodada que segue...

**

 Barradão tri-colorido

- A torcida tricolor de volta ao Barradão, mando de campo do Barcelona (o Mário Pessoa, em Ilhéus, sob reformas), sol forte de verão, tarde quente de sábado, abertura da 8ª rodada do Baianão, praticamente definindo classificados e eliminados.

- O Bahia na vice-liderança, querendo carimbar a passagem para a fase seguinte e definitiva da competição; o Barcelona em 6º lugar, lutando por triunfos, pontos que lhe façam alcançar um lugar entre os quatro primeiros, aqueles que seguirão na disputa pelo título. O time conhecido como ‘A onça pintada’ de Ilhéus até então invicto, com seis empates e uma vitória.  

 - Gramado manjado, bom público nas arquibancadas, o Barcelona com traje vermelho predominante, o Tricolor de branco.

*

Com bola rolando ...

- Mesmo com uma equipe alternativa e jogando no Barradão, sob sol forte, o Bahia começou como se estivesse em casa, tomando as iniciativas.  Aos 9’, Santiárias fez bom cruzamento rasante da direita, nas costas da zaga, Cauly completou de prima, na linha da pequena área, pra fora. Boa chance.

 - As ações se desenrolavam basicamente próximas da área ilheense, o Tricolor mais ofensivo; a Onça Pintada se defendendo bem, marcando, bloqueando, dificultando. Aos 25’ min, Thiago arriscou de longe, assustando o goleiro; dois minutos depois, cruzamento de W. José, Thiago testou, passou perto. Assédio tricolor, rondando; os ilheenses inteiros atrás. Pausa para hidratação, parada técnica por volta dos 30’.

 - GoL! 1 x 0 Bahia, William José, escorando de cabeça, na frente da pequena área, bom cruzamento de Nestor, pela esquerda. Aos 39’.

 Aos 45’, arremate de Nestor, de fora da área, o goleiro catou bem. Aos 48’, depois de escanteio, testada de Kaiffer, por cima, única chegada do time de ilhéus até então. Aos 49’, escanteio em favor do Bahia, duas cabeçadas, duas defesas seguidas, importantes, do goleiro Waldson, garantindo.     

 

 Placar magro para o total domínio tricolor na primeira etapa. O Barcelona só se defendeu, o goleiro Denis jr não trabalhou. O Bahia teve a posse de bola e criou as melhores chances, faltou mais apetite de golear, talvez.

 Segundo tempo – Ceni trocou, no intervalo, um zagueiro (Kauã, que atuou bem), por um meia, o estreante Michel Araújo, tipo ala – Rezende indo para a quarta zaga.

Inferiorizado no placar, o Barcelona avançou um pouco suas linhas de marcação, precisava atacar. Aos 3’, Cauly avançou pela direita e cruzou no chão, na pequena área, por pouco Thiago não finalizou. Um duelo mais aberto, mais franco. O Bahia ainda tinha mais a bola, controlava as ações. Aos 8’, defesaça de Waldon, espalmando pro alto a cabeçada frontal de William José, depois de boa trama coletiva do Tricolor.

- O Bahia trocava passes, tabelava, dominava...  Aos 27’, tiro de Acevedo, por cima. Entrou Ruan Pablo, saiu Tiago, na esquerda ofensiva.  Aos 33’ e 34’, dois arremates do Barcelona, Denis jr exigido, trabalhando um pouco. Aos 35’, cabeçada de Cauly, raspou o poste. Ceni lançou o garoto Dell, 17 anos, o Haaland do sertão.  Também em campo Juninho, outra cria da base tricolor. Fred em campo no lugar de Erick.

 - Aos 43, 44, blitze tricolor, dois arremates, a bola terminou desviando na zaga, a escanteio. Pressão total, mais dois arremates de frente, outras boas defesas do goleiro Valdson, salvando.  Aos 47’, Michel Araújo, por cima. Seis minutos de acréscimos e ... deu Bahia. Três pontos.

*

Destaques

- Cauly, ditou o ritmo e se movimentou bem; Nestor e Erick, compondo bem o meio-campo; William José, centroavante. Michel Araújo entrou querendo mostrar serviço.

  No Barcelona, individualmente, o goleiro Valdson, evitou um placar dilatado. A aplicação coletiva defensiva da equipe.  

*

Ficha Técnica

- O Barcelona do técnico Adriano Souza: Waldson, Michel, Jaques, John e Izaldo; Lídio, Ramires, Bagé e Gauto; Kaiffer e Lucio Maranhão. (Andrei, Rafinha, Kadu,

- O Bahia ‘alternativo’ escalado por Rogério Ceni: Dênis Jr, SantiÁrias, David Duarte, Kauã (Michel Araújo) e Rezende; Acevedo, Érick (Fred), Nestor, Cauly (Juninho), Thiago (Ruan Pablo); William José (Dell).

No apito, Êmerson Souza Silva. Sem problemas.

 

*

  O desafio das alturas

 

  O Bahia, com que tem de melhor, joga na terça-feira, em La Paz, a 3.650m de altitude, contra o Strongest, as duas equipes estreando pela Pré-Libertadores da América.

  Os dois goleiros -Marcos Felipe e Danilo Fernandes já estão na Bolívia desde sexta, em treinamentos no CT do Bolivar (clube do Grupo City), o mais tradicional clube do pais. O Strongest tem o comando do Brasileiro Antonio Carlos Zago (um ex-vigoroso zagueiro) e vem treinando há três meses com fogo nesse duelo, que define (em dois jogos, lá e cá) quem segue e que fica pelo caminho. O Bahia de volta a uma competição internacional.

 O Strongest tem mais de 100 anos de fundado, é uma equipe forte, competitiva, acostumada com as disputas sul-americanas e que costuma saber aproveitar as vantagens que a altitude lhe oferece.

 

*

- Ainda pela rodada 8ª do Baianão, no sábado:  Juazeirense 0 x 0 Colo-Colo;  

  Já no domingo, Virória x Jequié; Jacobina x Atlético Alagoinhas; Jacuipense x Porto.  

**

Saídas

  - Muito buxixo nas redes, nos microfones, na resenha de torcedores com a inesperada venda de Wagner Leonardo para o Grêmio, para formar com Lucas Esteves o lado esquerdo defensivo que foi destaque no ano passado com a camisa rubro-negra do Leão. O zagueirão, bom de bola, há pouco ficara encantado com  a oferta salarial do Bahia (o presidente do Vitória travou o negócio, pinimba clubística), estava mesmo a fim de novos ares. Estranhos rolos... os gaúchos se deram bem.

- O atacante Everaldo, 33 anos, 101 jogos e 34 gols com a camisa do Bahia, está indo para o Fluminense/RJ.  

*

 Rodada final

 Todos os confrontos pela 9ª e última rodada da primeira fase/de classificação do Campeonato Baiano acontecerão no próximo sábado, às 18h30. Ficamos sabendo os quatro de cima que seguem adiante para um ‘troca-troca’ que vai decidir o título. Dois, da rabeira, caem para a segundona do Baiano. Com a classificação final também ficam definidos os confrontos de quartas-de-final.

**

A seleção de Ramon Menezes

 Jogando um futebolzinho de segunda divisão, na base de chutões e uma desmedida  agressividade, o Brasil sub-20, do treinador (?) Ramon Menezes, conseguiu na tora empatar por 1 x 1 com a Argentina, muito melhor tecnicamente, e joga nessa última rodada, domingo, na Venezuela, contra o Chile. Caso vença, pode até se sagrar Campeão sub-20. A Argentina, com os mesmos pontos do Brasil, joga contra o Paraguai, torcendo por um tropeço brasileiro.