Bahia lidera seu grupo na Copa do Nordeste
ZedeJesusBarreto , Salvador |
13/02/2025 às 08:46
Bahia 5x1 América RN
Foto: Rafael Rodrigues ECB
Com um primeiro tempo arrasador, o Tricolor atropelou o América de Natal na Fonte Nova, goleou (5 x 1) com superioridade e assumiu a liderança do Grupo B da Copa do Nordeste, com 7 pontos ganhos. Foram 45 minutos de um futebol de primeira, ofensivo, objetivo, com toques de bola, jogadas de fundo, velocidade, gols (4), chances criadas, pegada forte, sem sofrer atrás. Como o torcedor gosta. Na segunda etapa, placar definido, o time se poupou, administrou e Ceni trocou, experimentou, variou de esquemas e jogadas.
Bom espetáculo, sem dúvidas. E, diga-se, o América não é nenhuma ‘galinha morta’; o time tinha 4 pontos no Nordestão, sobra no campeonato estadual e só tinha levado 3 gols até ontem em toda a temporada. Foi envolvido, amassado na Fonte Nova.
**
Na Fonte Nova
- Noite de verão, calor, confronto pela 3ª rodada, valendo liderança do Grupo B, ambas as equipes com 4 pontos ganhos. Relvado nos conformes e arquibancadas com um público regular, até por conta da sequência de jogos, grana curta, o torcedor-folião já de olho no carnaval no fim do mês.
- O Bahia com seu uniforme tri-colorido, o azul forte predominante; o América/RN de branco com detalhes em vermelho.
*
Com bola rolando...
- O Tricolor começou à toda, acossando. Criou uma boa chance logo aos 2min, com trama de Gilberto, Everton e Ademir pela direita, Lucho finalizou e o goleiro salvou. O América é uma equipe taluda, de pegada forte, velocidade e jogadas aéreas. O Tricolor trocando passes, bola no chão, explorando o lado direito. As ações acontecendo no campo defensivo dos visitantes.
- Gol! 1 x 0 Bahia, Lucho Rodrigues, completando na pequena área uma trama pela direita, Ademir, cruzamento de Everton Ribeiro, escorada de cabeça de Jean Lucas, Lucho completou na pequena área. Aos 12min.
O América saiu detrás. Aos 14’, David bateu escanteio fechado e quase fez gol olímpico; Danilo Fernandes salvou.
- Gol! 2 x 0 Bahia, Ademir, aos 17min. Pulga, Jean Lucas cruzou no chão da esquerda, linha de fundo, e Ademir, fechando do lado oposto, completou, ampliando.
- Gol! 3 x 0 Bahia, Pulga. Trama ela direita, cruzamento de Everton, corta-luz de Lucha e Pulga pegou de pé direito, da linha da grande área, acertando o canto. Aos 25’.
Aos 27’, outra boa chance, Ademir desperdiçou.
- Gol! 4 x 0, Pulga! Arrancada de Lucho, o passe açucarado, Pulga não perdoou. Aos 32min.
Aos 48’, Éverton bateu falta da entrada da área, o goleiro só espiou e a bola raspou o poste, quase o 5º. Um amasso. Primoroso primeiro tempo do tricolor. A moçada do América não viu a bola, envolvida, zonza, balaio cheio, 4 x 0.
Segunda etapa – Os potiguares retornaram com uma pegada mais dura, preocupados em não levar mais gols. O Tricolor já sem pressa, a trocar passes, valorizando a posse de bola. Ritmo de treino. Aos 4’, após um escanteio bem ensaiado, Éverton cruzou, Gabriel Xavier testou e Kanu completou de cabeça, de frente, ótima defesa de Renan.
O América na roda, sem tocar na bola. Aos 12’, o treinador troca mais dois. Cauly, Erick e Juba no Bahia, saíram Ademir, Pulga, Caio Alexandre; Ceni poupando os mais leves. O Bahia continuava atuando inteiro no campo adversário, administrando e evitando as jogadas mais duras. Aos 19’, Gilberto tenta, depois de um escanteio da esquerda, erra o alvo. Wiliam José e Everaldo, saem Lucho e Everton Ribeiro, aos 25min.
- Aos 29’, William José pegou firme, de fora da área, para defesa difícil de Renan, espalmando. Na sequência, Jean Lucas arriscou, errou o alvo.
- Gol! 5 x 0 Bahia, aos 34min. Everaldo, escorando na frente da pequena área um ótimo cruzamento de Juba, da esquerda.
- Gol! 5 x 1 Henrique. Gilberto errou no meio campo, David enfiou, o garoto Henrique entrou de cara e bateu por baixo de Danilo Fernandes, fazendo o gol de honra. Aos 41 min.
Destaques
O primeiro tempo de Ademir, Pulga, Lucho, Everton ... Caio Alexandre.
*
Ficha Técnica
- O Bahia escalado por Rogério Ceni: Danilo Fernandes, Gilberto, Kanu, Gabriel Xavier, Ramos Mingo; Caio Alexandre (Erick), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Everaldo); Ademir (Cauly), Lucho (William José), Pulga (Juba).
- O América/RN do treinador Leston Junior: Renan, Ricardo, Lucas, Guilherme, David; Ferreira, Roldan, Marquinhos; Ítalo, R Bueno e Luidy. (Iran, Giva, Tiaguinho, Henrique, Nathan)
- No apito, Michelangelo de Almeida jr, de Pernambuco.
*
- Na sequência, o Bahia joga sábado, contra o Barcelona de Ilhéus, pelo Baianão. O confronto vai ser mesmo no Barradão, é mando de campo do time de Ilhéus.
- Depois tem a viagem a La Paz, onde enfrenta o The Strongest pela Pré-Libertadores.
Os goleiros que disputam a titularidade, Marcos Felipe e Danilo Fernandes, viajam amanhã para a Bolívia, acompanhados pelos ‘preparadores’ de goleiros, onde treinam buscando uma melhor adaptação às altitudes dos mais de 3.600m, circunstâncias em que a bola fica mais leve, ligeira e engana os que não estão acostumados com a altura. O restante da equipe, com Ceni, viaja na segunda-feira.
**
Os outros jogos da rodada 3 pelo Nordestão:
Vitória 2 x 1 Ferroviário/Ce; Altos/PI 2 x 1 Fortaleza; Souza/PB 1 x 2 Sport.
Ceará 1 x 1 Confiança; Náutico x Juazeirense (21h30).
**
Pelo Baianão, fechando a 7ª rodada: Barcelona 1 x 1 Jacuipense.