A etapa de abertura do Baiano de Surf 2025, o Marisol Surf Challenge, entrou para a história com um evento desafiador, mas inesquecível, na Praia da Engenhoca, em Itacaré. Com logística complexa e uma estrutura totalmente adaptada às condições naturais do local, o campeonato registrou um recorde de inscrições na categoria feminina e elevou ainda mais o nível técnico da competição.
A Engenhoca, conhecida por suas ondas regulares e natureza preservada, fica a 15 km do centro de Itacaré, com acesso apenas por uma trilha de 20 minutos. Sem fornecimento de energia elétrica, sinal de telefonia ou internet, a organização da FBSurf superou todos os desafios para garantir uma etapa memorável, aliando esporte, sustentabilidade e inclusão da comunidade local na prestação de serviços ao evento.
Recorde de inscrições e desempenho de alto nível - Com 165 atletas divididos entre as categorias Profissional, Base (Sub-8 a Sub-18), Master e Longboard, a competição foi marcada pelo talento dos surfistas e pelo alto nível técnico das disputas. O surf feminino bateu recorde de inscrições, com 18 atletas, e teve Maria Eduarda César como campeã da etapa.
Ao longo dos quatro dias de evento, a atmosfera na praia foi de celebração ao surf e ao estilo de vida que o esporte representa. A categoria Profissional iniciou as baterias na quinta-feira (6), com 30 atletas disputando o título, e teve Davi Silva, surfista local de Itacaré, como grande vencedor no domingo.
Nas categorias de base, jovens talentos brilharam, com Yan Rodrigues, do Morro de São Paulo, vencendo a Sub 18 e Bernardo Bicalho, de Itacaré, a Sub 16. O talentoso Rudá Nascimento, de Maraú, ocupou o primeiro lugar em duas categorias, a Sub 12 e Sub 14.
ter, os surfistas seguiram a divisão da CBSurf, com as categorias Master (40+), Kahuna (50+) e Legend (60+), além de uma categoria Pré-Master (35-40 anos), exclusiva da FBSurf, que contou com 12 competidores.
Para ampliar o acesso dos atletas à competição, a FBSurf contou com o apoio da SUDESB, que disponibilizou um ônibus para os competidores vindos de Salvador e do Litoral Norte. A Prefeitura de Itacaré também cedeu um transporte local, garantindo deslocamento diário entre a cidade e a praia.
Surfistas Guardiões do Clima: compromisso com a sustentabilidade - A etapa Marisol Surf Challenge marcou o início da parceria da FBSurf com o Movimento Mecenas da Vida, consolidando o compromisso com a neutralização da pegada de carbono dos eventos. Parte da inscrição dos atletas foi destinada à compensação individual da emissão de carbono, tornando todos os competidores oficialmente Surfistas Guardiões do Clima. A etapa também contou com iniciativas de educação ambiental promovidas pelo Instituto Yandê, reforçando o compromisso com a Agenda 2030.
Ainda durante o evento, o Instituto Yandê de Itacaré promoveu uma ação de conscientização sobre os impactos causados pelas bitucas de cigarro descartadas na natureza e convidou o público presente para atividades interativas e também a coleta destes materiais na praia.
A etapa foi um sucesso absoluto, reafirmando o potencial do surf baiano e consolidando a FBSurf como referência na promoção de eventos esportivos sustentáveis e inclusivos.
A etapa Marisol Surf Challenge, realizada pela FBSurf, contou com o apoio da Associação de Surf de Itacaré, SUDESB, Prefeitura de Itacaré, Secretaria de Esporte e Juventude de Itacaré, Resende Villa, Barracuda Hotel & Villas, Instituto Yandê, Ticketsports e Família Engenhoca. Todos os atletas inscritos e a equipe técnica tiveram cobertura de seguro de vida da Porto Seguro.
RESULTADOS
Profissional
1 - Davi Silva
2 - Yago Silva
3 - Demi Brasil4 - Felix Martins
Sub 08
1 - Gustavo Dias
2 - Amora Nascimento
3 - Antony Pessoa
4 - Miguel Rodriguez
Sub 10
1 - Yan Reis
2 - Gustavo Dias
3 - Julian Estrela
4 - José Vieira
Sub 12
1 - Rudá Nascimento
2 - Rafa Galeno
3 - Yan Reis
4 - João Jesus
Sub 14
1 - Rudá Nascimento
2 - Miguel Becker
3 - Pietro Matos
4 - Numa Liory
Sub 16
1 - Bernardo Bicalho
2 - Jean Nascimento
3 - Yan Rodrigues
4 - Mauy Schmidt
Sub 18
1 - Yan Rodrigues
2 - Lucca Yamasaki
3 - Gonçalo de Brito
4 - Jean Matos
Feminino
1 - Maria Eduarda
2 - Luara Diamante
3 - Maite Lima
4 - Lua Alves
Pré Master 35+
1 - Marcelo Alves
2 - Wedson Ribeiro
3 - Wallace Sampaio
4 - Jr Man
Master 40+
1 - Wallace Sampaio
2 - Leandro Mendes
3 - Jean Pessoa
4 - Marcelo Alves
Kahuna 50+
1 - Maurício Weill
2 - Marcelo Alves
3 - Ademar Neto
4 - Esdras Santos
Legend 60+
1 - Paulo Falcon
2 - Auro Pisani
3 - Luiz Kerril
4 - Joaquim Almeida
Longboard Feminino
1 - Jennifer Moore
2 - Elane Cavalcante
3 - Flavia Alves
4 - Eliandra de Jesus
Longboard Open
1 - Leandro Prado
2 - Alanderson Martins
3 - Werlisson de Jesus
4 - Tiago Cabral
Longboard Master
1 - Alandreson Martins
2 - Sandro de Lima
3 - Alde Vieira
4 - Savio Carneiro