Esporte

COPA DO NORDESTE: VITÓRIA VENCE FERROVIÁRIO 2X1 E É LIDER DO GRUPO

Vitória vence o Ferroviário e continua invicto na temporada
ZedeJesusBarreto ,  Salvador | 11/02/2025 às 22:00
Gabriel Baralhas marcou
Foto: Victor Ferreira ECV


  O Leão, em casa, não fez um grande jogo mas venceu mais uma - 2 x 1 contra o Ferroviário/CE -, e continua invicto, ainda não perdeu nesse ano. Com o resultado, o rubro-negro assumiu também, mesmo que provisoriamente, a liderança do grupo A,  com 7 pontos, e vai encaminhando bem sua classificação para a fase seguinte. O Fortaleza ainda joga e tem 6 pontos ganhos, é o adversário direto.

Não foi um grande jogo no Barradão, sobretudo no primeiro tempo, tecnicamente ruim. O Leão voltou mais esperto na segunda etapa, mais corrida, mais disputada, com o time cearense saindo também pro jogo. Nem a torcida esteve muito animada com o que viu.   

*

No Barradão

- Valendo pela 3ª rodada, Grupo A, Copa do Nordeste. Noite limpa, calor de verão, público mediano; pré-carnaval, muito jogo e pouco dinheiro no bolso. O Leão há 14 jogos e três meses invicto. O Ferrim em busca de pontinhos que possam resultar numa classificação; não é um dos favoritos. Os donos da casa com o tradicional vermelho e preto, e o Ferrim de branco com duas listras diagonais também no vermelho e preto.   

*

Com bola rolando ...

- Os cearenses entraram bem fechadinhos, na estratégia de suportar aqueles primeiros minutos de sufoco, como geralmente acontece no Barradão, o Leão fustigando, querendo marcar logo. Mas a primeira boa chance foi criada pelos visitantes, após um escanteio; o chute da entrada da área desviou na zaga e Lucas Arcanjo salvou, no reflexo, de pé, evitando o gol. A resposta, aos 15’, na manjada jogada rubro-negra: bola alçada de escanteio, da direita, e a cabeçada perigosa de Wagner Leonardo.

- Gol! 1 x 0 Vitória, aos 20min. Baralhas, aproveitando com oportunismo uma saída de bola errada do goleiro; esperto, recebeu o presente na frente da grande área, avançou e bateu no canto, abrindo o placar.

 O Vitória melhor, mantendo as ações mais próximas da área adversária, mas sem fazer um grande jogo, coletivamente fraco, sem inspiração. Fez o gol e ...  Do outro lado, um Ferroviário desarrumado defensivamente, errando muitos passes pelo meio-campo, sem mostrar poder de reação. O tempo passando, 40 minutos e nada acontecia. Aos 42’, num chute de longa distância, quase o goleirão cearense entrega, de novo, batendo roupa feio.

 

  O primeiro tempo foi muito fraco, duro de ver. O Vitória desceu pra merenda com a vantagem, 1 x 0, por conta de um erro bizarro do goleiro cearense, passando a bola para o adversário na frente de sua área. No mais, bolas altas, muitos passes errados, poucas tramas e raros lances de área. Um babinha.  

 

 A segunda etapa – Trocas nas duas equipes. No Vitória, Carpini lançou Val, Carlinhos e Fabri; saíram Mateusinho (sentindo desconforto muscular), Janderson e Ronald, ambos com cartões amarelos. No Ferrim, William Maranhão em campo.

 O Leão voltou mais aceso, acuando o adversário, buscando o gol, correndo mais. Aos 10’, Fabri, que entrou zoando, ajeitou de longe e mandou bala, defesa difícil do goleiro João Soares, evitando o segundo. Aos 12’, chute de Allanzinho, Lucas Arcanjo catou no chão. Aos 19’, Wagner Leonardo chegou a marcar, de cabeça, mas a jogada foi anulada pelo bandeira, flagrou o impedimento do zagueiro-artilheiro. Aos 23’, Carlinhos fez a parede e deixou Baralhas de cara; o goleiro abafou, a bola foi por cima.

- Gol! 2 x 0, Mosquito, aos 26 min.  Ele tinha acabado de entrar, com todo o gás, arrancou pela direita, deixou a marcação no chinelo, encarou o goleiro e tocou com classe, ampliando e praticamente definindo.

 Um Vitória muito melhor na segunda etapa, mais ofensivo, agudo, correndo muito. Melhor de ver, até poque o Ferroviário abriu-se, adiantou as linhas, buscando também o resultado, e abriu-se defensivamente. Lá e cá, pois. Aos 27’, num bate-rebate na área rubro-negra, Bryan perdeu uma chance de cara.

- Gol! 2 x 1, Ferroviário, aos 34 min. Allanzinho, da meia lua, acertou uma bomba no canto; Lucas saltou e não achou nada.

O Ferrim diminuiu e entusiasmou-se, foi pra cima, apertando, tentando no ‘tudo ou nada’.  Uma reta final franca, aberta. A arbitragem deu mais 7 minutos de jogo, além dos 45 regulamentares. Nada mais aconteceu, deu Leão.

 

Destaques para Baralhas, Fabri e Mosquito, pelo gol.     

 *

Ficha Técnica

- O Vitória de Carpini: Lucas Arcanjo, Cáceres, Néris, Wagner Leonardo e Hugo; Baralhas, Ronald (Val) e Mateusinho (Fabri); W Rato (Dionísio), Janderson (Carlinhos) e Lucas Braga, o estreante do dia (Mosquito).

- O ‘Ferim’/CE do treinador Tiago Zorro: João Soares, Rikelmi, Jeffão, Lucas Ramires, Iago; Carlos, kevin, Mateus Xavier e Gharib; Allanzinho e Ciel (William Maranhão, Bryan, Janeudo, Kauê, Weslei Jr).

- No apito, o piauiense Antonio Dib Moraes. Caseirinho.  

*

 Outros jogos da rodada 3:

 - CRB 2 x 2 Moto Clube. Às 21h30, jogam Altos x Fortaleza; Souza x Sport.

 - Nesta quarta-feira, dia 12, às 19h, Bahia x América de Natal – disputando a liderança do Grupo B.

 

*

Pela 4ª rodada:

 - Fortaleza x Vitória, na quarta-feira, dia 19, às 21h30, na capital cearense, disputa de liderança do grupo A.

   Na mesma quarta, às 19h, Sampaio Correia x Juazeirense, em São Luiz/MA.

   Ceará x Bahia, na Fonte Nova, ainda sem data definida.

*

 - Pelo Baianão, 8ª rodada, Vitória x Jequié, domingo, 16h.