Esporte

VITÓRIA INVICTO NA TEMPORADA VENCE O SOUZA PELO NORDESTÃO 1X0

O Leão está sendo bem orientado pelo técnicoCarpini
Tasso Franco , Salvador | 05/02/2025 às 10:22
Vitória 1x0 Souza
Foto: Victor Ferreira

  São 13 jogos sem perder, o time conquistou seu primeiro triunfo pela Copa do Nordeste, três pontos ganhos, o torcedor feliz da vida. Certo que o Leão não fez um jogo vistoso, teve um rendimento abaixo do costumeiro, quando atua em sua toca, o Barradão, diante da galera, mas... reclamar de quê? Tem dado certo. O time em campo lutou, brigou como sempre, foi superior e não sofreu; os paraibanos não acertaram um bom chute no gol de Gabriel que quase não trabalhou. Pragmatismo. Tem muito Nordestão ainda pela frente.

**

No Barradão

- Noite alta de terça, dias de trampo, tempo limpo, público bem abaixo do que se esperava, o Leão de camisa nova em vermelho e preto (metades, em vertical) e o pouco conhecido Sousa, da Paraíba, todo de branco, com detalhes em verde escuro.  

*

Com bola rolando ...

Os visitantes vieram dispostos a encarar, com postura ofensiva, brigando. Mas a primeira boa chance foi do Leão, numa cabeçada de Janderson, já na pequena área adversária, pra fora, aos 7min. Equilíbrio.

- Aos 21’, Bruno Xavier foi lançado em profundidade e, acossado, se atirou ao solo e o árbitro marcou falta, quase na linha da grande área e puniu com cartão amarelo o defensor faltoso, Iran. Wellington Rato cobrou a falta e deu em nada. Aos 32’, Janderson arriscou de longe, Bruno Fuso catou no chão. Aos 37’, após de um erro na saída de bola defensiva do Sousa, Janderson ficou livre com a bola, na frente da meia lua, o gol desguarnecido... mas o atacante pegou mal na bola e desperdiçou a chance.

 - O Vitória era melhor, tinha mais volume de jogo, atacava, mas esbarrava no bom posicionamento defensivo dos paraibanos, que tinham pouca gente na frente, quando tinham a bola; limitavam-se a marcar, apostando numa bola parada, um erro do adversário.

- Gol! 1 x 0 Vitória, aos 45’. Como de costume, escanteio cobrado curto por Mateuzinho, o cruzamento pelo alto de Claudinho, da direita, Zé Marcos disputou pelo alto e a bola sobrou na praia pro chute do artilheiro Janderson, oportunista, abrindo o placar.

 Justo, o Vitória foi superior, jogou mais no campo adversário, buscou o gol ao seu estilo pragmático, sem enfeites. Desceu pro vestiário, pra merenda com vantagem no marcador, meio caminho andado, três pontos é o objetivo.  

 

 Segunda etapa - Duas substituições feitas pelo treinador Foiani, na tentativa de reverter o resultado, ou pelo menos empatar a partida, avançar. Um Leão já sem pressa, na moita, esperando o momento do bote fatal, explorando bem as laterais e os cruzamentos na área inimiga. Mateuzinho mais solto, buscando o jogo, aparecendo bem pela meia esquerda.

 O Rubro-negro mantinha o controle das ações, sem correr riscos, valorizando a posse de bola. Por volta dos 20’, Carpini lançou Mosquito e Baralhas. Foiani também trocou dois. Aos 21, Baralhas arriscou de longe, cobrindo o arco paraibano. Relógio andando, poucos lances de área, o Leão levando o adversário no ‘banho maria’, na manha, sem sofrências. Aso 38’, William foi expulso, após puxar um adversário pela camisa para matar um contragolpe – ele já tinha levado um amarelo, noutra falta cometida.

 O Sousa, com um a mais em campo, foi pra cima, em busca de um empate. Carpini tirou um atacante e lançou Ronald, apoiador, pra fechar a casinha e garantir o resultado.  Aos 47’, uma tentativa de longe do Souza, sem acertar o alvo. Seis minutos de acréscimos e ... nada além de uma cabeçada por cima do gol de Gabriel. Deu Leão.      

 

*

Ficha Técnica

- O Vitória de Carpini: Gabriel, Claudinho, Neris, Ze Marcos e Cáceres; William, Ryller (Baralhas) e Mateuzinho; Wellington Rato (Mosquito), Bruno Xavier (Osvaldo) e Janderson (Carlos Eduardo, Ronald).

- O Sousa da Paraíba escalado por Paulo Foiani: Bruno Fuso, Iran, Uesles, Marcelo Duarte e Patrik; Jakson; Herbert, Felipe Jacaré, Dhonate; Ian Augusto, Diego Ceará (Elielton, Mateus, Wellington, Diego, João Rafael).

- No apito, o pernambucano Michelângelo de Almeida.

*

 O próximo jogo do Vitória é sábado, às 18h30, contra o Porto, no Barradão, pelo Campeonato Baiano.   Na terça-feira, dia 11, pelo Nordestão, 19h, ainda no Barradão, Vitória x Ferroviário CE.

*

 Pela Copa do Nordeste, o clássico, em Recife:  Sport 0 x 2 Fortaleza.

*

 Pelo Campeonato Baiano, o clássico ilheense: Colo-Colo 2 x 2 Barcelona (no Valdomiro Borges, em Jequié).  Na quarta-feira: Atlético Alagoinhas x Jacuipense.

*

 Pelo Nordestão, nesta quarta, às 19h, Juazeirense x Bahia, no Adauto Moraes.