Esporte

BAIANOS VENCEM A CORRIDA SAGRADA 2025 NO MASCULINO E FEMININO

André Santos e Jeane Barreto venceram a competição

Pedro Carvalho , Salvador | 17/01/2025 às 07:50
Corrida Sagrada. Vencedores femininos
Foto: Laiza Ramos

 

O baiano André Santos foi o campeão da Corrida Sagrada 2025, que aconteceu nesta quinta-feira (16), pouco antes do cortejo da Lavagem do Bonfim. O atleta de Salvador completou a prova, de 6,8 Km, em 19min52. Já no feminino, a vencedora foi Jeane Barreto dos Santos, natural de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. Ela finalizou a corrida com o tempo de 22min37.

Eles ficaram à frente de mais de 1,5 mil atletas, profissionais e amadores, que participaram da Corrida, que teve largada no início da manhã em frente à Basílica da Conceição da Praia e chegada na Colina Sagrada, ao lado da Basílica Santuário Senhor do Bonfim. O evento, com produção da MP3 Marketing e promoção da Federação Baiana de Atletismo (FBA), teve o apoio da Prefeitura de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), e faz parte do Calendário de Turismo Esportivo de Salvador.

O campeão André Santos, de 34 anos, é tricampeão na Corrida Sagrada, e é conhecido nas provas de ruas. Participa há 14 anos de corridas pelo país. “Venho me dedicando cada vez mais e só tenho a agradecer a Deus pelo tricampeonato neste evento que vem crescendo a cada ano. Em 2026 estarei aqui de novo”, afirmou o soteropolitano.

Já a vencedora no feminino, Jeane Barreto dos Santos, de 29 anos, vem se destacando nas corridas de rua pelo país. Com apenas três anos em competições, ela foi a terceira melhor brasileira na São Silvestre, onde ficou na 6ª colocação no geral feminino. “Minha vida mudou muito e hoje não vivo sem as corridas”, afirmou a hoje atleta profissional, que começou a correr para fugir de uma depressão e de crises de ansiedade.

A prova é aberta para atletas de ambos os sexos, a partir dos 16 anos de idade, e contou com premiação para os cinco primeiros no masculino e no feminino, além dos melhores em cada categoria, inclusive atletas PCD no Triciclo. É considerada uma Running Experience da Track&Field, marca que busca também incentivar a prática de atividades físicas como meio de saúde, socialização e qualidade de vida.

 

Corrida Sagrada – Masculino

André Santos – 19´52,9

João Pedro Amorim – 20´58,3

Antônio Carlos de Jesus Borges – 21´56,9

Márcio Barreto Silva – 22´32,1

Daniel Luiz Nascimento – 22´45,5

 

Corrida Sagrada – Feminino

Jeane Barreto dos Santos – 22´37,3

Marily dos Santos – 24´17,3

Karen Santana – 26´23,1

Edina Gregória dos Santos – 26´30,7

Fernanda Cardoso Lanza – 27´15,1