Esporte

SEMANA QUENTE NO COMEÇO DE TEMPORADA DO FUTEBOL, por ZÉDEJESUSBARRETO

Semana começa com a volta do futebol profissional e o inicio do futebol baiano
ZedeJesusBarreto , Salvador | 05/01/2025 às 18:42
Vitória treinou neste domingo
Foto: Victor Ferreira
   SEMANA QUENTE NO COMEÇO DE TEMPORADA

 

  Reapresentação dos elencos profissionais, oficialização e apresentação dos novos contratados da dupla Ba Vi, caras novas na área, mais negociações no mercado da bola, exames médicos e pré-temporada dos atletas, o campeonato baiano já começando no próximo sábado, a Copinha São Paulo em andamento, o pré-nordestão eliminatório/classificatório já em curso ... teremos uma semana aquecida de notícias, (in)definições e boas resenhas, neste começo de 2025.

 Os profissionais Ba Vi

 O Vitória saiu na frente. Muitos atletas já se apresentaram, treinam, novidades no pedaço e alguns novos contratados já integrado à equipe mista que estreia no Baianão,   sábado à tarde, no Barradão, contra o Barcelona de Ilheus. O lateral Claudinho, o zagueiro Zé Marcos e o meia Thiaquinho já estão integrados a Dionísio (de volta), com a meninada da base e devem estrear. Carpini ainda não definiu a equipe.

  O Leão vem oficializando e apresentando aos poucos os novos contratados. O goleiro Gabriel (ex-Juventude, Coritiba) ainda não fechou, mas o lateral esquerdo Hugo e o meia Wellington Rato devem pintar. O apoiador Ronaldo e o atacante Bruno Xavier estão garantidos e devem ser oficializados. Pelo visto, teremos um Leão bem competitivo no Campeonato Baiano, o Vitória quer o Bi. Outros titulares, como Wagner Leonardo, Mateuzinho, Osvaldo... se apresentam no dia 10.

 O atacante Alerrandro está mesmo fora; o Bragantino pensa em aproveitar o momento da boa fase do atleta, artilheiro do Brasileirão (com Yuri Alberto do Corínthians), 15 gols, pra vendê-lo, fazer caixa.

*

 No Bahia, agora Grupo City, a toada é outra, muita novela nas contratações, nenhuma ainda confirmada. O atacante Pulga, do Ceará, é uma possibilidade (não vejo essa bola toda nesse moço). Estariam ‘acertados’ o apoiador Erick (do Athlético PR), os dois meias do São Paulo (Nestor e o uruguaio M Araújo). Já treina, e vai disputar o Baiano, o meia David, de 17 ano, revelação do América MG. O Tricolor negocia ainda, precisa de um bom goleiro, um zagueiro rodado, um lateral canhoto e um centroavante que goste e saiba fazer gols. A ver.

 O elenco profissional se apresenta a partir do dia 8 para exames médicos e viagem a Girona/Espanha, onde acontecerá a pré-temporada. Volta no dia 20. O treinador Rogério Ceni já está na Europa, diz ele que a trabalho – postou fotos no CT do City, em Manchester, observando treinamentos e se entrosando com a cúpula, aprendendo.  

  O Bahia estreia no Baianão no domingo, contra o Jacuipense, no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana. Além dos garotos da base, sub-20, estão integrados o zagueiro Marcos Victor, os laterais Ryan e Caio Jorge, o centroavante Everton e mais os garotos Thiago e Ruan Pablo, que já atuaram no time de cima sob comando de Ceni. O  mistão que começa o Baianão está treinando sob comando de Leo Galbes, estreante, desconhecido.

*

 Grande expectativa no Baianão pela debutância do desconhecido Porto, de Porto Seguro, sul do Estado. O time foi fundado no começo de 2024 e já vai disputar a Série A do Baianão, com caras novas, revelações da região e do Intermunicipal. Benvindo!

**

 Copinha São Paulo

- Vitória e Bahia começaram muito bem a competição. O Vitória, com um time taludo e sobrando fisicamente, derrotou na estreia o São José (campeão gaúcho da categoria) por 2 x 0, gols de Lorran e Pedro (de pênalti), nos minutos finais.  O rubro-negro baiano volta a campo na segunda, dia 6 (Reis, Lapinha), à tarde, contra o Retrô de Pernambuco – time novo do Recife que tem à frente um bem sucedido empresário da área da Educação/Colégios, e tem no elenco dois filhos do famoso craque Rivaldo, um zagueiro e um atacante. Curiosidades.

 - O Bahia sub-17, time mais jovem da competição, venceu o Sergipe também por 2 x 0, gols no segundo tempo do zagueiro Gerald e do garoto Dell, de 16 anos, chamado de o Haaland do Sertão, de pênalti. Olhos nesse menino, alto, forte, com faro de gol e bom astral.  O segundo jogo do Bahia é contra o Comercial, na terça-feira.

**

Nordestão 2025    

A competição ‘Lampions League’ já começou, com o mata-mata, um torneio pré-nordestão que seleciona alguns times menos credenciados para a disputa propriamente dita, contra os mangangões (tipo Bahia, Fortaleza, Vitória, Sport, Ceará etc....).  Nessa brincadeira, logo de cara caíram fora o popular Santa Cruz do Recife, o querido Santinha, que levou 2 x 1 do 13 de Campina Grande/PB; e o nosso Barcelona de Ilheus que perdeu (1 x 0) para o CSA, em Maceió. Quem se deu bem foi a Juazeirense, que venceu nos pênaltis o Fluminense do Piauí, no Adauto de Moraes (nos 90’ deu empate, 3 x 3), e segue. Deve jogar a próxima contra o CSA, quem perder cai fora.

 Estão na disputa de vagas, pois, Juazeirense, CSA de Alagoas, Botafogo da PB, Maracanã (?), Ferroviário (CE) e Moto Clube do Pará.

**

 É só o começo.  Que tenhamos, também no futebol, um 2025 exitoso.

Amém.