Esporte

ZÉDEJESUSBARRÊTO FAZ BALANÇO NO ESPORTE A DUPLA BAVI E O ANO 2025

A virada de ano da dupla Ba Vi; Tempo de mudanças, chegadas e saIdas
ZedeJesusBarreto , Salvador | 29/12/2024 às 18:48
ZédeJesusBarrêto comentarista esportivo
Foto: DIV

 

  Os grandes rivais, Bahia e Vitória, fizeram um ano de 2024 de altos e baixos. O Rubro-negro se deu mal no Nordestão mas venceu, na tora, o Baianão, em cima do arquirrival Bahia. O torcedor gostou. No entanto, o time fez uma primeira etapa de Brasileirão horrível, frequentando a zona de rebaixamento, a queda estaria logo ali na frente. Mas não, o time terminou em alta, fazendo uma arrancada final de competição empolgante, com triunfos seguidos. Saiu da zona e ainda papou uma classificação para disputar a Sul-americana em 2025. O torcedor vibrou como se fosse um título.


  O Bahia começou provocando empáfia na mente do torcedor, afinal o clube debutava no bilionário Grupo City, fez uma pré-temporada em Manchester e armou um meio de campo de toques, bons jogadores e jogo bonito. Mas os moços do ‘Bahia City’, cheios de ‘soberba’, caíram para os guerreiros rivais e deixaram escapar o título baiano. E também caíram, no Nordestão, para o simpático CRB de Alagoas.

 Seria um aviso do que viria mais adiante. A equipe burilava mas se enroscava contra times fechados e pegadores. Isso foi logo esquecido por conta de um começo (a primeira parte) de Brasileirão empolgante. O time fez partidas convincentes, com um bonito jogo de toques e acumulou pontos, chegou a frequentar o grupo dos 4 primeiros por várias rodadas, tinha até torcedor falando em título. Ora, pois.

 A barca começou a entrar água depois dos jogos renhidos contra o Flamengo, pela Copa do Brasil e Série A. O time de Ceni (flamengueiro) até que encarou, mas perdeu os quatro jogos contra o rubro-negro carioca. E o tricolor foi descendo a ribanceira, perdendo jogos absurdos, dentro e fora de casa, nada dava mais certo, goleiro falhando, defesa perdida, chances desperdiçadas, o torcedor emputecido, decepcionado, pegando no pé de atletas e do treinador. Ainda bem que, no sufoco, valendo-se dos pontos acumulados, conseguiu uma vaga para disputar uma pré-Libertadores, dando um alento ao torcedor sonhador.

*

 Lições. Que se tire proveito. 2025 na fita. Temos agora pela frente uma temporada gorda, renhida, puxada, com várias competições, calendário apertado, viagens...

Vai ser necessário renovar, remontar, contratar. É preciso elenco forte a numeroso para suportar o tranco de janeiro a dezembro – Baianão, Nordestão, Copa do Brasil, Sul-americana, Pré-Libertadores e Brasileirão Série A.  O torcedor anda apreensivo nessa virada de ano.

 *

  Pra começo de conversa, algumas notícias preocupantes:  

 - O meia tricolor Thaciano, titular absoluto no time de Ceni, deve estar indo para o Santos. O time peixeiro tá pagando um grana alta pelo atleta de 30 anos, algo em torno de 32 milhões. Com a camisa Tricolor, Thaciano disputou 122 partidas, foi campeão da Copa Nordeste 2021 e artilheiro da equipe em 2024 com 15 gols. Tem torcedor chorando pelas esquinas.

 - No Vitória, ainda a indefinição sobre a permanência de dois jogadores fundamentais na campanha 2024, titulares absolutos de Carpinni, xodós da torcida: o bom goleiro Lucas Arcanjo, cria da casa, uma garantia atrás, responsável direto por muitos pontos conquistados pela equipe, com defesas arrojadas e salvadoras. Além dele, na berlinda o centroavante Alerrandro, artilheiro da equipe e do Brasileirão (ao lado de Yuri Alberto do Corínthians), com 14 gols marcados. Alguns clubes de olho grande em ambos, o Leão na moita. Torcedor apreensivo.  

 Vida que segue ..

**

Copinha SP 

- Abrindo a temporada, a já costumeira Copa São Paulo de Jr, um feirão de jovens atletas; tornou-se a mais importante competição de base dos times brasileiros. São 128 equipes divididas em 32 grupos. Começa no dia 2 e termina em 25 de janeiro, o jogo final acontece na data do aniversário da cidade de São Paulo, no Pacaembu.

*

O Vitória joga a primeira fase no Estádio Bela Vista, que tem capacidade para 4 mil torcedores em suas arquibancadas. O Rubro-Negro baiano enfrenta o São José-RS, no dia 3, o Retrô-PE no dia 6 e o Comercial-SP, no dia 9. 

A equipe rubro-negra será comandada pelo treinador Laelson Lopes. No período de treinamento, a equipe, com vários jogadores do sub-17, realizou três jogos treinos contra os profissionais de Jacuipense, Barcelona de Ilhéus e Atlético de Alagoinhas, que disputarão o Baianão/2025.

*

 O Bahia terá no comando de sua equipe sub-17, que disputará a Copinha, o técnico Léo Mendes, estreante. Veio de São Paulo, conhece bem a competição e já comanda os treinamentos. "Disputei a Copinha em outras oportunidades, mas sempre à frente de uma equipe de cidade-sede, então o contexto agora é diferente. É tudo muito novo, mas estou orgulhoso de estar à frente do Bahia e confiante", disse.

O Tricolor está no Grupo 16, fará os jogos da primeira fase na cidade de Capivari. Os adversários são o Capivariano, o Madureira (RJ) e Sergipe. Estreia no próximo sábado.

**

 As equipes profissionais

  O Bahia, fundado em 1ºjaneiro1931, fará 94 anos na abertura do Ano Novo. A direção do clube, agora sob o Grupo City, não anunciou nenhuma festividade comemorativa. O torcedor, que ainda se acha o verdadeiro dono do time de futebol Tricolor, espera ser presenteado com o anúncio oficial de novas contratações. 

  A mídia especializada tem dado como já possíveis contratados o jovem avante Pulga, que disputou a Segundona 2024 pelo Ceará e foi um dos artilheiros da competição; joga avançado pela esquerda. Devem estar chegando dois meias do São Paulo, indicados pelo treinador Rogério Ceni, que foi atleta e treinador do tricolor paulista: Nestor, de 25 anos, e o uruguaio Michel Araújo, de 28; ambos estavam na reserva do clube paulista, não sei se acrescentam muito. E mais o meio-campista Erick, que foi titular e um dos poucos destaques do Athlético PR na frustrada campanha de 2024, quando o time caiu pra segundona. É um atleta competitivo, estilo Jean Lucas, de boa pegada e que gosta de fazer seus golzinhos. Para o torcedor, nada empolga por enquanto, nenhuma grande estrela. Cadê o craque?

  Há muita expectativa na chegada de prometido um goleiro que assuma a camisa 1, dando garantia atrás. Mais um zagueiro rodado deve vir, para liderar a defesa. Há buracos na lateral esquerda e carência de um camisa 9 que saiba e goste de fazer gols, um finalizador forte, veloz, bom cabeceador e que chute, finalize bem. Dizem que estão correndo atrás. Veremos. Os ‘patrões ricos’ têm até o dia 10 de janeiro para apresentar as caras novas.

*

 Porque a reapresentação do grupo dos titulares/profissionais será no dia 10. Em seguida todos viajam para uma pré-temporada em Girona na Espanha, às custas do City. Retornam no dia 20, já com o Baianão em curso, o Nordestão pela frente e a estreia pela pré-Libertadores, na altitude de La Paz, em 18 de fevereiro. É mata-mata contra os bolivianos. A equipe deve estar pronta, a cobrança vai ser forte.

O sub-20 no baianão

Assim, o time sub-20, enxertado, terá a responsabilidade de fazer as primeiras rodadas do Campeonato Baiano/2025. A equipe, em princípio, terá no comando técnico o recém contratado Léo Galbes, que já assumiu e treina, prepara o grupo no CT Evaristo de Macedo. O volante Jota, que disputou o Baianão 2024, comentou sobre o desconhecido Galbes: “Ele chegou faz pouco tempo, mas já vem passando as ideias dele. A gente abraçou ele e ele abraçou a gente. Aos poucos vamos nos adaptando e entendendo o que ele quer”, completou.

O Bahia estreia no Baianão/2025 no dia 12 de janeiro, contra o Jacuipense, às 16h, no Estádio Joia da Princesa.

*

  Nesse contexto, vale lembrar que o Bahia terá, em 2025, o retorno de oito jogadores que estavam emprestados durante os anos de 2023 e 2024: - o goleiro Dênis Júnior; o zagueiro Marcos Vitor; os laterais-esquerdo Ryan, Caio Roque e Matheus Bahia; o volante Miqueias; o meia Léo Cittadini (que deve ser negociado) e o atacante Everton. Terão alguma chance? Marcos Vitor, de 22 anos, já treina entre os sub-20, para o Baianão.

**

O Vitória
 
 O Rubro-negro, que terminou a temporada 2024 ‘de boa’ com seu torcedor, pois concluiu a Série A na 11ª colocação, garantindo uma vaga na Copa Sul-Americana,  volta a campo no dia 11 de janeiro, contra o Barcelona de Ilhéus, às 16h, no Barradão, pela 1ª rodada do Campeonato Baiano.

O elenco do Leão retorna em duas etapas. No dia 8, acontece a reapresentação dos atletas menos utilizados em 2024, que devem compor a base da equipe nas primeiras rodadas do Baianão. Depois, no dia 11, acontece a chegada dos jogadores mais utilizados nesta temporada, os titulares absolutos, tipo o zagueiro Wagner Leonardo, o meia Matheuzinho... 

 *

 O plano da diretoria e comissão técnica do Leão é utilizar jogadores como os volantes Léo Naldi, Caio Vinícius e Dionísio (esse de volta do empréstimo ao Brusque) neste primeiro momento na temporada, as três rodadas de abertura do Baianão. Contará também com atletas sub-23, que atuaram pelo Itabuna, como os atacantes Luís Miguel, Lawan e os volantes Edenilson e José Breno.

Além do Barcelona de Ilhéus, o Vitória enfrentará Juazeirense, Jacuipense e Colo Colo nas quatro primeiras rodadas do Baianão.

Na temporada, a equipe comandada por Thiago Carpini disputará ainda a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil, a Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro. 

*

 Quanto às contratações, dos 12 prometidos pelo presidente Fábio Motta, uns 10  estariam garantidos, embora não tenham sido confirmados oficialmente. O goleiro Gabriel (ex-Juventude/RS), o zagueiro Zé Marques (ex-Juventude), o lateral direito Claudinho (Criciúma), o bom lateral canhoto Hugo (jogou no Botafogo RJ), os meio-campistas – Ronaldo (Criciúma), Val (Paissandu) e Thiaguinho (Juventude); os atacantes Bruno Xavier (Ituano) e Fabrício (Levante/Espanha). Além do meia Wellington Rato, que atua pelos dois lados, de bom chute, vindo do São Paulo.

Um time inteiro de chegada, podem vir mais. Trabalhão pro treinador Carpinni.   


*

O primeiro Ba-Vi do ano será na Fonte Nova, pela 6ª rodada do Baianão, ainda sem data definida. 


**

 Feliz 2025!

  A gente, cá, sonha e deseja para os torcedores, so que realmente gostam de futebol, um ano de 2025 melhor do que esse que passou. Que tenhamos um Baianão limpo, bem disputado, com gramados dignos, arquibancadas cheias e boas arbitragens, sem ‘encomendas’.  Que Bahia e Vitória cheguem numa final de Nordestão! Por que não?  Façam bonito na Sula e na Liberta, orgulhem o futebol baiano na Série A.  Sem ódios, violências, dentro e fora dos estádios. Sonhar não custa.