O Vitória chega a 35 pontos na tabela
ZedeJesusBarreto , Salvador |
26/10/2024 às 19:00
Vitória 2x1 Fluminense
Foto: Flu
Um triunfo importantíssimo na luta para permanecer na Série A em 2025, para delírio da torcida rubro-negra que lotou o Barradão. E o gol do triunfo (2 x 1) saiu já nos acréscimos, o artilheiro Alerrandro cobrando um pênalti (discutível) no manhoso Mateuzinho, o craque do jogo.
Foi um bom jogo, com alternativas, mas o triunfo foi justo por conta da luta, da vontade; no final, o Vitória sobrou fisicamente, buscou o gol de forma incansável, foi recompensado. Primeira etapa equilibrada, o Fluminense melhor no recomeço, até que boiou, faltou perna, entregando-se no final à gana do Leão, vivíssimo; agora com 35 pontos, três na frente do Corínthians (o primeiro da zona), que ainda joga na rodada.
**
No Barradão
- Tarde de sábado limpa, arquibancadas cheias, clima de ‘decisão’ por conta da classificação das equipes – o Vitória com 32 pontos, na porta da zona da degola, o Fluminense com 36 pontos, 11º colocado, em fase de recuperação. Abertura da 31ª rodada.
- O rubro-negro baiano com seu uniforme 2, de branco com detalhes em vermelho & preto; o Fluminense com sua beca tri-colorida, tradicional.
*
Com bola rolando ...
Um começo estudado, bem equilibrado.
Mas logo aos 5’, o árbitro viu e apontou pênalti de Tiago Santos em Alerrandro, sob protestos dos cariocas. Chamado pelo VAR, o soprador de apito foi ver o vídeo e anulou o pênalti, voltou atrás de sua decisão, dois minutos depois. Simulação do atacante?
O Vitória mais ofensivo, tinha as rédeas do jogo, impondo ritmo, mais agudo, explorando bem o lado direito ofensivo, com Mateuzinho e Mosquito, rápidos. Os cariocas chegavam com lentidão, em troca de passes. Poucas chances de gol. Aos 23’, a primeira chegada do Flu, com um chute enviesado de Kauã, rasteiro, para defesa de Lucas Arcanjo. Aos 36’, em jogada ensaiada de cobrança de falta, Árias livre cabeceou de frente, nas mãos de Lucas Arcanjo. E o Leão assediava, sem conseguir finalizar.
- Aos 40’, os cariocas entraram tramando e Lima arrematou forte da meia lua; uma defesaça de Lucas Arcanjo, bola ainda bateu na trave e voltou nas mãos do goleiro.
- Gol! 1 x 0 Vitória, aos 46min. Ao velho estilo, jogada bem ensaiada. Falta, tipo meio escanteio, Lucas Esteves cobrou rasante e Neris desviou no primeiro pau, traindo o goleiro, abrindo o placar.
O mais importante, 1 x 0 no placar, levando a vantagem para o intervalo. O Leão atuou mais no campo inimigo, o Fluminense teve mais chances de marcar; não fez e levou o gol de bola parada, no finalzinho do primeiro tempo. Só alegria na galera.
Segundo tempo – No intervalo, Mano tirou o apoiador Vitor Hugo e lançou o atacante Keno, baiano. Um Flu mais ofensivo, em tese. O Leão viria mais fechadinho, como gosta, apostando nos contragolpes, na velocidade.
- Aos 4’, outra grande defesa de Aracanjo, no chão, espalmando, evitando o empate, em chute cruzado de Kauã. Aos 9’, finalização de Árias, a bola desviou no caminho e passou raspando o poste de Arcanjo. No recomeço, assédio total dos cariocas. O Leão na moita.
- Gol! 1 x 1 Fluminense, aos 15min. Trama coletiva e um chutaço de Martinelli, a bola bateu na trave, nas costas de Arcanjo e entrou. Os cariocas empataram, na pressão.
O tricolor carioca continuou em cima, forçando, querendo a virada, mas ...
O Vitória precisava sair de trás, avançar suas linhas de marcação, pois o empate não interessava. O treinador agiu, fez mudanças e o Fluminense arriou, já sem pernas.
Aos 21’, tentativa de Mateuzinho, nas mãos de Fábio. Carpini completou as cinco possíveis substituições, por volta dos 30min, foi pro tudo ou nada, pôs força e velocidade em campo. Mano lançou os veteranos Cano e Marcelo, desligados.
Retão final de jogo, um Leão faminto. Mais ofensivo, fisicamente mais inteiro, marcando duro, brigando, correndo mais. O Flu acuado, parecia contente com o empate.
Aos 43’, num erro fatal de saída de bola dos cariocas, Mateuzinho se atirou dentro da área, num choque com Lima, o árbitro marcou pênalti em favor do Vitória, novamente sob protestos dos cariocas. Dessa vez não teve o VAR, o apitador assumiu.
- Gol! 2 x 1 Vitória, Alerrandro bateu forte, deslocando o goleiro. Deu Leão, acabou.
Festa rubro-negra pela noite e madrugada adentro.
*
Destaque
Mateuzinho, fez de tudo. Cavou pênaltis, a falta que resultou no gol, criou as melhores jogadas. O treinador Carpini, pela estratégia, as mudanças ofensivas.
Um Fluminense sem gana, sem vontade de vencer.
*
Ficha Técnica
- O Vitória escalado por Carpini; Lucas Arcanjo, Cáceres (Lepo), Neris, Leo e L Esteves; Ryller (Machado), William (Naldi)e Mateuzinho; Mosquito (Zé Hugo), Alerrandro e Everaldo (Carlos Eduardo).
- O Fluminense escalado por Mano Menezes: Fábio, Samuel Xavier, Manoel, Tiago Santos (Ignácio) e Diogo Barbosa; Vitor Hugo (Keno), Martineli, Ganso (Marcelo) e Lima; Árias e Kauã (Cano).
- No apito, o paulista Flávio Rodrigues de Souza. Trava demais o jogo, marcando faltas em qualquer choque. Os jogadores, malandros, percebem e simulam, sobretudo os da casa, óbvio.
*
- Na próxima rodada o Vitória encara o Athlético Paranaense, em Curitiba. Outro duelo na parte de baixo da tabela, jogo de 6 pontos.
- Ainda pela 31ª rodada, o Bahia enfrenta o Vasco/RJ, na segunda-feira, às 21h, no São Januário.
**
Outros jogos da rodada:
- Palmeiras 2 x 2 Fortaleza; Flamengo 4 x 2 Juventude; Grêmio 3 x 1 Atlético GO.
Na noite de sábado: Athético PR x Cruzeiro; Atlético Mineiro x Internacional;
Criciúma x São Paulo; RB Bragantino 0 x 0 Botafogo;
- No domingo, por conta do segundo turno das eleições, não haverá jogos.