Bahia enfrenta o Bragantino, time arnheta segundo comenta ZédeJesusBarrêto
Tasso Franco , da redação em Salvador |
10/05/2024 às 18:09
Dorgival Jr técnico dos "estrangeiros"
Foto: CBF
Para agonia desse pobre escriba, Bahia e Vitória jogam no mesmo horário, às 18h30, desse domingo, pela 6ª rodada do Brasileirão Série A/2024, que segue mesmo com a catástrofe apocalíptica que se abateu e se abate sobre o Rio Grande do Sul. A bola não deve parar, os prejuízos seriam bem maiores – dizem os cartolas.
*
Acorda Leão!
O Vitória, que ainda não venceu na competição, tem uma parada indigesta, o Vasco da Gama – o time carioca num momento de crise, sem treinador oficial, tropeçando – no caldeirão do São Januário/RJ. Correr muito não será suficiente, o Leão Baiano vai ter de jogar muito pra ganhar ‘dos bacalhau’. É hora de acordar, é Série A!
O treinador Leo Condé tem desfalques no miolo de zaga (Wagner Leonardo, expulso no jogo do Barradão contra o São Paulo, não joga), está em busca de uma nova formação de meio-campo que lhe permita novas opções táticas e estratégicas; e, por fim, seu principal atacante, o veterano Osvaldo, caiu de produção, talvez uma decorrência da sequência de jogos. Os novos contratados estão sendo experimentados, as mudanças ainda não deram liga. Mas o torcedor rubro-negro confia, e uma vitória sobre o Vascão carioca pode significar o começo de uma arrancada.
*
Tricolor invicto na Fonte
Ainda é cedo, a competição é longa e árdua, mas o torcedor do Bahia anda empolgado com o bom começo da equipe, agora com 10 pontos, ombro e ombro com o líder AthléticoPR, e sem perder na Fonte Nova. A parada de domingo, às 18h30, é contra o ranheta RB Bragantino/SP, também disputando a cabeça da tabela de classificação – uma equipe bem treinada, com bom conjunto, competitiva, que sabe jogar fora de casa e costuma surpreender. Jogo duro, difícil.
Mas o clima no Tricolor é de uma equipe que sonha alto, sob o comando de Rogério Ceni. O time está apurando o jeito de jogar, o padrão fundamentado num quarteto qualificado de meio-campo – Caio Alexandre, JeanLucas, Everton Ribeiro e Cauly -, e contando com uma fase exuberante do lateral direito colombiano Santi Arias. Ceni deve estar matutando: mantenho o miolo de zaga ou volto com Cuesta? Insisto com Juba na lateral esquerda? Como e quando vou usar Carlos De Pena, Cauly, Ratão ... Afinal, o treinador ganha bem para ter essas preocupações e decidir. Se ‘a bola entrar’ ele vai tocando o barco, aproveitando o vento. O torcedor não se contenta com o toque de bola da equipe, quer vencer.
**
Seleção brasileira
O treinador Dorival Junior anunciou seus escolhidos, convocados para disputar dois amistosos na América do Norte e, na sequência, a Copa América que acontece a partir dos meados de junho em estádios dos EUA. Poucas novidades, uma equipe mais renovada mas ainda com ranços daquela que ficou nas quartas de final da Copa do Catar/2022.
Três atletas que atuam no Brasil, apenas, e um estreante, o atacante Evanilson, do Porto. De fora, o apoiador Casemiro, que não vive boa fase no Manchester United, e o atacante Richarlison, machucado. Eis a lista:
- Goleiros: - Álisson (Liverpool), Bento (Athlético-PR) e Éderson (Manchester City);
- Laterais: - Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendell
(Porto);
- Zagueiros/miolo de zaga: - Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Beraldo
(PSG), e Marquinhos (PSG);
- Meiocampistas: - Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz
(Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton) e Lucas Paquetá (West Ham);
- Atacantes: - Endrick (Palmeiras), Evanilson (Porto), Gabriel Martinelli (Arsenal),
Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona) e Vini Jr
(Real Madrid).
Nossas maiores carências estão nas laterais e no meio-campo, não temos um meia clássico, aquele antigo camisa 10 que dava as cartas do jogo.
*
A preparação da seleção brasileira para a Copa América acontecerá em Orlando, na Flórida; a apresentação é no próximo dia 30. Os dois amistosos ocorrerão na primeira metade de junho. Pela Copa América, a estreia será contra a Costa Rica, em 24 de junho, em Los Angeles, Califórnia. Depois, ainda pela primeira fase classificatória de grupos, o time de Dorival Jr enfrentará o Paraguai e a Colômbia.
**
Champions League
Final definido da maior competição de clubes da Europa, a Liga dos Campeões; no dia 1º de junho, no Wembley, Londres, Inglaterra, campo neutro: O Real Madrid contra o Borússia Dortmund, Espanha x Alemanha. O Real, um papa-títulos (14 Champions), em jogo único contra a ‘muralha amarela’ do Dortmund, campeão alemão, time de torcida empolgada, vivendo uma fase única, vitoriosa, invicta, sob o comando do espanhol Xavi Alonso, ex-atleta do clube.
O belo amarelo&preto do Borússia nos lembra o saudoso Ipiranga, time de Irmã Dulce, Jorge Amado e do querido amigo jornalista Antonio Matos, nosso Nininho, bom de texto e bom de bola, nos antigamentes.