Esporte

BAHIA VENCE O JACUIPENSE COM GOL DE CABEÇA DE RICARDO GOULART 1X0

ZédeJesusBarrêto comenta também a derrota do Vitória no Barradão
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 15/01/2023 às 21:03
Ricardo Goulart
Foto: ECB
   

  Com um gol de cabeça de Ricardo Goulart já no final do segundo tempo o Bahia venceu o Jacuipense (1 x 0) e chegou a seis pontos ganhos, dividindo a liderança do campeonato com o Itabuna (dois jogos e dois triunfos). Até pelas condições do gramado, o jogo não foi bom de se ver, com muitos passes errados, chutões e pouca criatividade em campo. O torcedor tricolor esperava mais futebol, porém saiu satisfeito pelo resultado, os pontos ganhos.  


- Á tarde, o Itabuna goleou o Vitória (4 x 1) em pleno Barradão, com uma estratégia de jogo ofensivo surpreendente e uma desastrosa atuação do sistema defensivo rubro-negro. O torcedor vaiou o time e, pela primeira vez, questionou o trabalho do treinador João Burse, engolido pelo técnico Sérgio Araújo do Itabuna. Um placar elástico, mas fiel pelo que aconteceu em campo. O Leão tem apenas um ponto ganho até aqui.  

**

 Jacuipense x Bahia

-- Estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe.  O Tricolor estreou vencendo (3 x 1 sobre o Juazeirense) e o Jacuipense venceu (1 x 0) o Doce Mel, ambos jogos em Pituaçu. O Leão do Sisal invicto em casa nesse começo de temporada.

 - Público miado, arquibancadas acanhadas, torcida tricolor presente. tempo bom, boca de noite, calor de verão, iluminação de boate, o gramado sofrível mas bem cuidado. O Bahia de camiseta tricolor, listras verticais e o Jacupa, o Leão do Sisal, de um padrão creme alaranjado, detalhes em grená.  

- Com bola rolando ...

  O Bahia começou melhor, marcando no campo inteiro, trabalhando mais a bola, atuando mais no campo adversário, o time da casa fechadinho. Aos poucos, o Jacupa foi se soltando, equilibrando as ações. Aos 15’, Jeam fez boa cabeçada na frente da pequena área do Bahia, obrigando o goleiro Marcos Felipe a uma defesa difícil, espalmando. Mais brigado no meio campo.

 Com o tempo, o Bahia melhor, tendo mais a bola, atuando mais próximo da área inimiga mas com dificuldades de penetração e finalizando pouco. Biel, Jacaré e Daniel desperdiçaram algumas boas chances. O Jacuipense se defendia bem. Aos 46’, Jacaré bateu falta da entrada da área e acertou o travessão do goleiro Ivan.  E foi só no primeiro tempo.  Faltou o gol.

*

 Nos vestiários, o treinador Paiva trocou Jacaré (errado muito) por Caio Vidal. No time da casa, Eric e Jadiel. Mas o jogo não melhorou tecnicamente. Passes errados, zero de criação, raras penetrações, lances de área... murrinha, feio. Aos 16’, Jean dividiu na área, no chão, com o goleiro Marcos Felipe. Aos 30’, depois de uma saída de bola errada da defensiva tricolor, Welder pegou a sobra e bateu na rede, por fora. Aos 34’, cabeçada de Caio Vidal, fora.

- Gol! 1 x 0 Bahia, Ricardo Goulart, de cabeça, escorando escanteio cobrado por Biel, da esquerda. Aos 38’.  De tanto tentar, o gol saiu na bola alçada.

Mais umas tentativas de um lado e do outro, nada mais aconteceu. O torcedor tricolor, pega a estrada de volta feliz. Valeu pelos três pontos fora de casa. Quanto ao futebol jogado, sofrível. Muito a melhorar.  

 *

Escalações

- O Bahia do portuga Renato Paiva: Marcos Felipe, Borel, Kanu, Raul Gustavo e Matheus Bahia; Rezende, Mugni, Daniel;  Biel, Everaldo e Jacaré. (Caio Vidal, Goulart, Acevêdo, Ryan  

 - O Jacupa de Jonílson Veloso: Ivan, Raphinha, Kanu (o veterano), Weverton e Radar; Fábio Bahia, Flávio, Joilson e Welder; William e Jeam. (Eric, Jadiel, Flávio

 Arbitragem de Ricarle Gustavo Batista

*

 Curtas:

-  Pela Copinha, terceira fase da competição, o Bahia caiu de quatro para o Santos, na manhã do domingo (4 x 0). Com erros grosseiros de passes na saída defensiva de bola levou 3 x 0 no primeiro tempo. O quarto, no finalzinho, foi uma pintura do meia Ivonei, acertando um chute por cobertura da sua própria intermediária. Homenagem ao Rei Pelé, um golaaaaço!  

- O Tricolor, agora SAF / City, oficializou esta semana a contratação do lateral Cicinho (32 anos), do meia Diego Rosa (22 anos) e do avante Kayky (19 anos). Mais reforços, uma nova equipe nesta temporada. É preciso dar um tempo pra ver se encaixa.

 **

 No Barradão  

Vitória cai de quatro pro Itabuna

- Na estreia, o Rubro-negro empatou com o Bahia de Feira (1 x 1) na Arena Cajueiro e o Itabuna ganhou (1 x 0) do Jacobinense (1 x 0) no Lomanto Junior.

 - Tarde ensolarada de verão em Salvador, arquibancadas rubro-negras com público apenas razoável (pouco mais de 8 mil presentes) mas barulhento, vibrante, relvado nos trinques.  O Leão com seu tradicional uniforme em vermelho e preto, o Itabuna de branco com detalhes azuis.

- Com bola rolando ...

 Um começo bem corrido e ofensivo, as duas equipes buscando o gol, marcando forte mas sem retrancas.

- Aos 6’, Rafinha chutou de longe e acertou o travessão itabunense. Aos 12’, Ruan entrou de cara mas finalizou fraco, nas mãos do goleiro Tiago. Um Leão mais agressivo, ganhando o duelo do meio-campo, chegando mais na área adversária, mas os visitantes perigam nos contragolpes. Aos 15’, a resposta do Itabuna, com João Neto penetrando pelo meio, dividindo com o goleiro Dalton, arrojado. Aos 16’, Flavinho arrematou forte, cobriu o travessão rubro-negro. Lá e cá.

 - Por volta dos 30’, parada para reidratação, 30 graus. Equilíbrio de ações no gramado. Aos 36’, Diego Torres tentou da intermediária, o goleiro Tiago espalmou. Aos 38’, Gegê bateu colocado, nova espalmada de Tiago, trabalhando bem.  

 Sem gols na primeira etapa. O Vitória criou as melhores chances, teve seus bons momentos, mas o Itabuna equilibrou e encarou com coragem o Leão na Toca. Empate justo.

 - Segunda etapa. Os treinadores fizeram substituições no intervalo (Osvaldo, Rodrigo Andrade e Joadson em campo), em busca do triunfo. Mal começou ...

- Gol! 1 x 0 Itabuna, Joadson, na primeira bola que pegou, arrematou de longe, forte, e o goleiro Dalton, meio desatento, aceitou.

 - Aos 3 minutos, Cesinha ficou livre, de cara, na pequena área e desperdiçou, chutou fora. O Itabuna em cima, surpreendendo.  

 - Gol! 2 x 0 Itabuna, Flavinho, aos 4 minutos. Entrou livre, pela esquerda, cortou pro meio e bateu, a bola desviou na zaga, traiu o goleirão. Um Leão desligado defensivamente, levou dois gols, cochilando.

 O Leão sentiu os golpes, ficou desnorteado, perdeu a pegada, errando muito. Só aos 18’ o Vitória chegou na frente, com Osvaldo tentando colocar no ângulo, mas errou o alvo. O Rubro-negro, depois dos 20 min, se lançou inteiro ao ataque, na pressão, óbvio, e o Itabuna tentando matar o jogo no contragolpe. Aos 28’, jogada de ânderson, finalização de Diego Torres, o goleiro espalmou por cima. Aos 35, o camaronês Blaise disparou para a defesa rebatida de Dalton. Na cobrança do escanteio...

- Gol! 3 x 0 Itabuna, aos 37 minutos. Cesinha fechando da esquerda cabeceou livre o escanteio cobrado da direita, ampliando e matando o jogo.

 Já nos acréscimos, o Vitória diminuiu com um chutaço do lateral Vicente, que desviou no caminho e tirou do goleiro Tiago – 3 x 1. Diminuiu, mas, antes do apito final...

 - Gol! 3 x 1 Itabuna, aos 49 minutos. Um golaço de Cesinha, ganhando da zaga no contragolpe em velocidade pela esquerda, livrando-se ainda do zagueiro, e fuzilando Dalton.

 Desastrosa atuação da defensiva rubro-negra. O Itabuna garantiu com unhas e dentes o ótimo e surpreendente resultado. Salve Itabuna, jogo brilhante, um ótimo trabalho do treinador Sergio Araújo.

 *

Escalações

- O Leão de João Burse: Dalton, Railan, João Victor, Marco Antonio e Ruan; Leio Gomes, Diego Torres e Eduardo; Gegê, Trellez e Rafinha. (Osvaldo, Rodrigo Andrade, Álisson, Ânderson, Vicente)    

 - O Itabuna de Sergio Araújo: Thiago, Deivinho, Pieter, Jacques e Elivelton; Herbert, Mateus Chaves e Alex Sandre; João Neto, Cesinha e Flavinho. (Joadson, Cacique, Blaise -o camaronês, Gonçalves e Lucimário)   

 - Arbitragem de Marielson Alves.

**

 Outros jogos

 - Abrindo a rodada, na boca da noite de sábado o Barcelona de Ilhéus surpreendeu e venceu (1 x 0) o Juazeirense, no Adauto Morais, sob chuva e com apenas 140 pessoas no estádio. Um belo gol de Kanela, aos 10 minutos do segundo tempo.

 - Atlético Alagoinhas 4 x 0 Bahia de Feira; Jacobinense 1 x 0 Doce Mel.

*

Classificação

 Com esses resultados da segunda rodas ficou assim:

 - Itabuna e Bahia (6 pontos); Atlético e Barcelona (4 pontos), Jacuipense  e Jacobinense (3 pontos), Vitória e Bahia de Feira (1 ponto); Doce Mel e Juazeirense (sem pontos ganhos)  

**

 A terceira rodada:

 - Na próxima quarta-feira: Juazeirense x Vitória (19h15); Bahia x Atlético (21h30)

    Sábado: Barcelona/Ilhéus x Itabuna (16h); Jacuipense x Jacobinense (18h30)

    Domingo: Doce Mel x Bahia de Feira (16h)

**

 Copa do Nordeste

 Definidos os jogos da primeira rodada.

No sábado, 21 de janeiro: - Fluminense/PI x CSA/AL (15h30, no Lindolfo Monteiro)

                    Às 17h30: - Vitória x Santa Cruz (Barradão); Fortaleza x Campinense (Pres. Vargas)

                    Às 19h30: - Sport Recife x ABC de Natal (Ilha do Retiro)

No domingo, 22, 16h: - CRB x Sergipe (Rei Pelé) e Atlético lagoinhas x Náutico (no Carneirão)

                       Às 18h: - Ferroviário x Ceará (Pres. Vargas); Sampaio Corrêa x Bahia (no Castelão)