Esporte

BAHIA É VENDIDO A GRUPO ÁRABE E PERDE O ENCANTO DO TEMPO DE OZÓRIO

Bahia deixa de ser baiano e passa a ser global
Tasso Franco , Salvador | 04/12/2022 às 08:46
Torcedores aprovaram a venda
Foto: Felipe Oliveira
    Com votação recorde na história do clube e uma aprovação arrebatadora de 98,6%, mais de 13 mil sócios do Esporte Clube Bahia (EC Bahia ou Associação) decidiram favoravelmente pela criação de uma Sociedade Anônima do Futebol (Bahia SAF) a ser criada pelo EC Bahia, assim como o futuro investimento por parte do City Football Group (CFG), que o tornará acionista maioritário do Bahia SAF.  o Bahia agora faz parte do Grupo City. No sábado (3), os sócios do Esquadrão votaram e decidiram pela venda do clube ao fundo árabe.

Ambas as partes continuarão trabalhando no processo de transação, cujo fechamento bem-sucedido daria ao CFG 90% do Bahia SAF e os 10% restantes pertencentes à Associação.

Ferran Soriano, CEO do City Football Group, comentou:

“Hoje é um marco incrivelmente emocionante para o Bahia e o City Football Group. Estamos honrados que os sócios do Bahia depositaram sua confiança em nós e votaram a favor do investimento do City Football Group. Agora continuamos trabalhando no processo da transação, que esperamos finalizar no início de 2023.”

“Ao concluir o processo, implementaremos uma estratégia de longo prazo ao Bahia para potenciar o crescimento do clube. Priorizaremos fortalecer os elencos e as divisões de base para competir em alto nível, engajando com os torcedores e melhorando a experiência deles, alcançando uma sustentabilidade financeira sólida de longo prazo e mantendo sempre em foco os fortes valores, as raízes e a identidade do EC Bahia.”

Guilherme Bellintani, Presidente do EC Bahia, continuou:

“Hoje nossos sócios tomaram uma decisão histórica e democrática, nos aproximando de formar parte do maior e mais pioneiro grupo de futebol do mundo e de um novo futuro para o nosso querido e ousado clube, por meio do Bahia SAF.”

“É muito emocionante que o nosso querido clube esteja prestes a formar parte do City Football Group. Continuaremos trabalhando duro nos próximos meses para finalizar o investimento. Pra mim, pessoalmente, é um momento incrível na minha vida, ainda mais pelo retorno imediato à Serie A. Obrigado a todos pela confiança e vamos em frente. O Bahia é o mundo, como nossa torcida diz!”

O Bahia e o City Football Group seguirão trabalhando para completar as condições necessárias para finalizar a transação, com o objetivo de concluí-la no início de 2023. Após o fechamento, o acordo tornará o Bahia SAF o 13º clube da família global do City Football Group, cujos clubes ganharam ligas nacionais nos Estados Unidos, Austrália, Bolívia, Inglaterra, Índia e Japão nos últimos dois anos.

O que boa parte dos tricolores desejava aconteceu: o Bahia agora faz parte do Grupo City. No sábado (3), os sócios do Esquadrão votaram e decidiram pela venda do clube ao fundo árabe. A partir de agora, o investidor, que possui 90% das ações da SAF, será o responsável por gerenciar o futebol do clube baiano. 

Logo de cara, o Bahia vai sofrer algumas mudanças para a temporada 2023. A principal delas será no planejamento do futebol. É do Grupo City a responsabilidade pela montagem do elenco, escolha do novo treinador, além de peças da diretoria. Entenda o que muda com a transformação do Bahia em SAF. 

De acordo com a proposta, o Grupo City promete aportar R$ 1 bilhão (em 15 anos) por 90% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF)  constituída pelo Bahia. O dinheiro será dividido para três finalidades: compra de jogadores, responsável por metade do valor; pagamento de dívidas; e outros, o que inclui investimento em infraestrutura, categorias de base e capital de giro.