Esporte

REAL MADRID É SOBRENATURAL:GANHA 14º TITULO DA UEFA CHAPIONS LEAGUE

Viva o Madrid, viva o futebol espanhol, Arriba España!
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 28/05/2022 às 19:23
Marcelo não jogou mas ergueu a taça
Foto: REP

É o 14º título de Champions do Real, o grande Campeão dos Campeões da Europa, título de 2022 conquistado nesse sábado ao vencer por 1 x 0 o Liverpool com gol do brasileiro Vini Jr.  Madrid não dorme este fim de semana, só festeja. 


Um título que o clube merengue deve muito ao goleiraço Courtois, que fez milagres. E a toda uma postura de vencedor da equipe, que foi encurralada na primeira etapa, sofreu, soube suportar e, na segunda etapa, quando fez o gol, administrou como sabe, deu uma aula de marcação, aplicação, contragolpes.


Vale torcer por uma equipe dessa estirpe, uma das mais gloriosas de todos os tempos no planeta bola.  Puro orgulho. E o brasileiro Marcelo, eterno capitão, ergueu a taça, quanta honra.  Um grande atleta.


 Viva o Madrid, viva o futebol espanhol, Arriba España!  

*

  Antes do jogo

Paris, o centro do planeta bola nesse sábado, 28 de maio 2022.  21 horas na França, 16 h em Brasília. Tempo bom, verão na Europa, 16 graus na noite parisiense.

- Um atraso de mais de meia hora para o começo da partida, em função das confusões fora, no entrono do Stade de France, em Saint-Denis, com 75 mil torcedores nas arquibancadas e muita gente fora, querendo entrar, com e sem ingressos.

- Bloqueios policiais nas proximidades do estádio, alguns confrontos entre torcedores ingleses e espanhóis, a polícia intervindo, chegando junto, usando gás de pimenta, inclusive.

- Tensão. Tentativas de invasão, a todo instante, por todos os lados. Algumas situações sem controle, uma possível superlotação do estádio, as forças de segurança francesas e da FIFA não conseguem segurar

 - Liverpool em festa, telões. No Santiago Bernabeu, em Madrid, arquibancadas cheias, como se a partida fosse no estádio.

 - Antes de a bola rolar, um show de abertura, com uma artista cubana-americana, Camila Cabello. Dança, coreografias, colorido, pirotecnia e música.

- Personalidades/autoridades presentes – do mundo do esporte, Fifa, atletas e ex-atletas, do mundo politico e artístico. Um super evento, o mundo inteiro de olho.

   Muita expectativa com os acontecimentos fora campo. Nas arquibancadas, equilíbrio de forças vermelhas x brancas. O Real inteiro de branco, o Liverpool vermelho total. O time espanhol, maior campeão da competição, 13 títulos. O Liverpool com seis conquistas.

**

Com bola rolando ...

Os ingleses começaram mais ofensivos. Os espanhóis mais cautelosos.  Bem ao estilo dos seus respectivos treinadores, campeões. Estratégias e estudos táticos no gramado, marcação no campo inteiro. O Madrid tocando mais a bola, no chão, no pé. Os vermelhos esticando mais os passes, buscando aprofundar em velocidade, apertando a saída de bola do adversário.

- A primeira chance foi do Liverpool, aos 15 minutos, depois de ótima investida pela direita de Salah, a finalização rasteira de Arnold, grande defesa de Courtois, no rodapé. Aos 16, chute de Thiago, aos 17’, outra finalização de Salah, Courtois trabalhando bem. Os ingleses jogando mais no campo espanhol, apertando, buscando o gol.

- Aos 20’, Mané livrou-se da marcação de dois, na área inimiga, e disparou rasteiro, no canto... Coutois mergulhou, triscou, a bola bateu na trave, bateu nas cosas do goleiro e não entrou, a zaga madrilhenha safou. Um pouco de sorte, também. O Liverpool melhor, ditando ritmo, ganhando o meio-campo, forçando na frente.

 - Só aos 25’ o goleiro Alison fez sua primeira defesa, numa bola alçada da esquerda por Vini Jr, sem dificuldades. Aos poucos o Real foi quebrando a intensidade imposta pelo Liverpool, acomodando mais, equilibrando e explorando mais o arisco Vini Jr pela esquerda, sempre com o apoio de Benzema. Aos 33’, Salah testou de frente um cruzamento de Arnold, da direita, nas mãos de Courtois. Aos 39’, Mané escapou da marcação, na área, mas foi travado por Militão na hora do arremate, na linha da pequena área.   

 - Olhe o VAR !  Aos 42’, Benzemá em jogada individual, fez um salseiro na defensiva vermelha, finalizou duas vezes, Álisson vendido, a bola foi para as redes, mas a arbitragem viu alguma irregularidade...  O VAR foi chamado e ... depois de uns dois minutos de checagem anulou o gol de Benzema. Impedimento de centímetros.

 O Liverpool foi superior na primeira etapa, esteve bem mais perto de vencer. Mas...

*

 Nenhuma troca feita nas escalações para o segundo tempo, definitivo. Ao tudo ou nada. O Real voltou mais solto, postado mais na frente, linhas adiantadas. O jogo ficou mais aberto, indefinido, e equilibrado no meio campo, sem mais o domínio dos ingleses. Aos 9’, Álison teve de intervir, espalmando pra frente, um cruzamento rasante, perigoso de Arnold.  Aos 12’, Salah chutou duas vezes, carimbou a mão de Alaba, colada na barriga, o árbitro nada deu nem consultou VAR. Na sequência...  

- Gol ! 1 x 0 Real Madrid, Vini Jr, escorando na pequena área, fechando da esquerda por trás de Arnold, um chute de Valverde, forte, cruzado e rasteiro da direita. Gol brasileiro. E Real é Real. Muita História.

- Aos 18’, Salah fez ótima jogada, livrou-se da marcação, cortou para o meio e bateu certeiro, de canhota para outra defesa espetacular de Courtois. Aos 20’, Klopp tirou Dias e pôs o portuga Diogo J, enfiado, com Mané mais aberto pela esquerda. Aos 23’, novamente Courtois, salvando nos pés de Salah.

  O Liverpool lançou-se inteiro ao ataque e o Real encolheu-se, fechadinho como gosta e sabe fazer, marcando duro e esperando o momento do bote, o contragolpe. Aos 35’, outra vez Courtois salva milagrosamente no canto, no chão, ponta de dedos, um chute forte que desviou no caminho. Puro reflexo. O Liverpool em cima, buscando o empate. Aos 37’, Salah livra-se da marcação e bate seco, no canto, para outra defesa incrível de Courtois, uma garantia.

- Com toda sua camisa e história, o Real tinha o jogo sob controle, não abdicou dos contra-ataques perigosos e gastou o tempo, marcando, trabalhando ...  até o final.

Real Madrid, 14 vezes campeão dos campeões da Europa

*

 O grande destaque da partida foi o goleiro Courtois, com defesas absurdas.

 A equipe de Ancelotti sabe o que quer e tem camisa, tem história, manha. Goleiro, o melhor do mundo, uma defesa plantada que pouco erra, briga todo tempo pela bola o campo inteiro, meio campo incansável e, na frente, Benzemá e Vini Jr, o autor do gol, já fazendo história.

  Dos brazucas em campo, Vini Jr brilhou, Fabinho jogou muito, Militão não errou, Casemiro mantendo a regularidade.  É o sexto titulo de Ancelotti na Champions, dois como atleta, o quarto como treinador. Um vencedor.

 *

Equipes escaladas

O Liverpool do alemão Jurgen Klopp: Alison, Arnold, Konaté, Van Dijk e Robertson; Fabinho, Henderson e Thiago Alcântara; Salah, Mané e Diaz (Firmino, Diogo J).

- O Real Madrid do italiano Carlo Ancelotti: Courtois, Carbajal, Militão, Alaba e Mendy; Casemiro, Modric (Ceballos), Kross; Valverde (Camawinga), Benzema e Vini Jr.

Arbitragem francesa, com Clement Turpin no apito, tranquilo.